Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/796
Título : TORNANDO-SE SUJEITOS SOCIOCULTURAIS COM A ARTE: UMA EXPERIENCIA DE JOVENS ESTUDANTES E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHO
Autor : CAMPOS, Rogerio Cunha De
MATOS, Adalgisa Helena Gomes De
Palabras clave : JOVENS E ADULTOS;SUJEITOS SOCIOCULTURAIS
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Resumen : ESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CUJA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO É SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO PROBLEMATIZA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO, A RELAÇÃO ENTRE A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS SEUS SUJEITOS PROFESSORES E ALUNOS. A EXPERIÊNCIA ESTÁ COMPREENDIDA NO PERÍODO ENTRE INÍCIO DE 1RESUMO 95 A FINAL DE 1998, MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLA PLURAL. ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BELO HORIZONTE, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA REGIONAL BARREIRO. O OBJETIVO GERAL DESTA DISSERTAÇÃO FOI O DE ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS SUJEITOS - JOVENS E PROFESSORES - OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EXPERIÊNCIA, ALÉM DA TENTATIVA DE PRODUÇÃO DE REFLEXÃO SOBRE COMO ACONTECERAM NA EXPERIÊNCIA AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE, A EDUCAÇÃO, OS JOVENS, A ESTÉTICA E A ÉTICA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NAS FALAS DOS SUJEITOS E NO AMPLO MATERIAL COMO: REGISTRO EM FITAS DE VÍDEO, FOTOGRAFIAS, TRABALHOS DE ALUNOS, PROJETOS, PUBLICAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EM LIVRO QUE, OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA, CONSTRUÍRAM ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E SE CONSTRUÍRAM ENQUANTO SUJEITOS. NESSA CONSTRUÇÃO, A ARTE PERMEOU OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ULTRAPASSARAM AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, PERPASSANDO POR TODA A ESCOLA, ENTRELAÇANDO-SE COM AS PRÁTICAS CULTURAIS VINDAS DE FORA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ALÉM DA ANÁLISE DOCUMENTAL, A FOTOGRAFIA FOI UM ELEMENTO IMPORTANTE COMO FONTE COMPROBATÓRIA E COMO CATALISADORA DAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE TRAZER À MEMÓRIA TODO O CONTEXTO DO QUE FOI VIVIDO COM OS SENTIMENTOS, AS EMOÇÕES E OS SENTIDOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE SE TORNARAM OUTROS, POIS O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NÃO FICOU APENAS NA SUPERFÍCIE, DEIXOU MARCAS. A ARTE DENTRO DO CURRÍCULO NÃO SE LIMITOU AO SEU LADO OFICIAL DE ENSINO DA ARTE, MAS SE DEIXOU CONTAMINAR PELAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS JOVENS ALUNOS E DOS PROFESSORES, MOBILIZANDO A ESCOLA E CONSTRUINDO SUBJETIVIDADES SINGULARES E COLETIVAS.
Descripción : BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/796
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf
  Restricted Access
2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador