Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMPOS, Rogerio Cunha Dept_BR
dc.contributor.authorMATOS, Adalgisa Helena Gomes Dept_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:48Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:48Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/796-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CUJA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO É SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO PROBLEMATIZA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO, A RELAÇÃO ENTRE A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS SEUS SUJEITOS PROFESSORES E ALUNOS. A EXPERIÊNCIA ESTÁ COMPREENDIDA NO PERÍODO ENTRE INÍCIO DE 1RESUMO 95 A FINAL DE 1998, MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLA PLURAL. ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BELO HORIZONTE, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA REGIONAL BARREIRO. O OBJETIVO GERAL DESTA DISSERTAÇÃO FOI O DE ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS SUJEITOS - JOVENS E PROFESSORES - OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EXPERIÊNCIA, ALÉM DA TENTATIVA DE PRODUÇÃO DE REFLEXÃO SOBRE COMO ACONTECERAM NA EXPERIÊNCIA AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE, A EDUCAÇÃO, OS JOVENS, A ESTÉTICA E A ÉTICA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NAS FALAS DOS SUJEITOS E NO AMPLO MATERIAL COMO: REGISTRO EM FITAS DE VÍDEO, FOTOGRAFIAS, TRABALHOS DE ALUNOS, PROJETOS, PUBLICAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EM LIVRO QUE, OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA, CONSTRUÍRAM ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E SE CONSTRUÍRAM ENQUANTO SUJEITOS. NESSA CONSTRUÇÃO, A ARTE PERMEOU OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ULTRAPASSARAM AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, PERPASSANDO POR TODA A ESCOLA, ENTRELAÇANDO-SE COM AS PRÁTICAS CULTURAIS VINDAS DE FORA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ALÉM DA ANÁLISE DOCUMENTAL, A FOTOGRAFIA FOI UM ELEMENTO IMPORTANTE COMO FONTE COMPROBATÓRIA E COMO CATALISADORA DAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE TRAZER À MEMÓRIA TODO O CONTEXTO DO QUE FOI VIVIDO COM OS SENTIMENTOS, AS EMOÇÕES E OS SENTIDOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE SE TORNARAM OUTROS, POIS O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NÃO FICOU APENAS NA SUPERFÍCIE, DEIXOU MARCAS. A ARTE DENTRO DO CURRÍCULO NÃO SE LIMITOU AO SEU LADO OFICIAL DE ENSINO DA ARTE, MAS SE DEIXOU CONTAMINAR PELAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS JOVENS ALUNOS E DOS PROFESSORES, MOBILIZANDO A ESCOLA E CONSTRUINDO SUBJETIVIDADES SINGULARES E COLETIVAS.pt_BR
dc.format.extent2478829 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectPROFESSORESpt_BR
dc.subjectARTESpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleTORNANDO-SE SUJEITOS SOCIOCULTURAIS COM A ARTE: UMA EXPERIENCIA DE JOVENS ESTUDANTES E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHOpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf
  Restricted Access
2.42 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools