Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/796
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Rogerio Cunha De | pt_BR |
dc.contributor.author | MATOS, Adalgisa Helena Gomes De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:48Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:48Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/796 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO CUJA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO É SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO PROBLEMATIZA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO, A RELAÇÃO ENTRE A ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS SEUS SUJEITOS PROFESSORES E ALUNOS. A EXPERIÊNCIA ESTÁ COMPREENDIDA NO PERÍODO ENTRE INÍCIO DE 1RESUMO 95 A FINAL DE 1998, MOMENTO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLA PLURAL. ACONTECEU EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE BELO HORIZONTE, LOCALIZADA NA PERIFERIA DA REGIONAL BARREIRO. O OBJETIVO GERAL DESTA DISSERTAÇÃO FOI O DE ANALISAR A PARTIR DAS FALAS DOS SUJEITOS - JOVENS E PROFESSORES - OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À EXPERIÊNCIA, ALÉM DA TENTATIVA DE PRODUÇÃO DE REFLEXÃO SOBRE COMO ACONTECERAM NA EXPERIÊNCIA AS RELAÇÕES ENTRE A ARTE, A EDUCAÇÃO, OS JOVENS, A ESTÉTICA E A ÉTICA. FOI CONSTATADO ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO NAS FALAS DOS SUJEITOS E NO AMPLO MATERIAL COMO: REGISTRO EM FITAS DE VÍDEO, FOTOGRAFIAS, TRABALHOS DE ALUNOS, PROJETOS, PUBLICAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EM LIVRO QUE, OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA, CONSTRUÍRAM ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E SE CONSTRUÍRAM ENQUANTO SUJEITOS. NESSA CONSTRUÇÃO, A ARTE PERMEOU OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ULTRAPASSARAM AS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA, PERPASSANDO POR TODA A ESCOLA, ENTRELAÇANDO-SE COM AS PRÁTICAS CULTURAIS VINDAS DE FORA. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ALÉM DA ANÁLISE DOCUMENTAL, A FOTOGRAFIA FOI UM ELEMENTO IMPORTANTE COMO FONTE COMPROBATÓRIA E COMO CATALISADORA DAS INFORMAÇÕES, ALÉM DE TRAZER À MEMÓRIA TODO O CONTEXTO DO QUE FOI VIVIDO COM OS SENTIMENTOS, AS EMOÇÕES E OS SENTIDOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICAM QUE OS SUJEITOS QUE VIVERAM ESSA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA COM A ARTE SE TORNARAM OUTROS, POIS O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NÃO FICOU APENAS NA SUPERFÍCIE, DEIXOU MARCAS. A ARTE DENTRO DO CURRÍCULO NÃO SE LIMITOU AO SEU LADO OFICIAL DE ENSINO DA ARTE, MAS SE DEIXOU CONTAMINAR PELAS CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS JOVENS ALUNOS E DOS PROFESSORES, MOBILIZANDO A ESCOLA E CONSTRUINDO SUBJETIVIDADES SINGULARES E COLETIVAS. | pt_BR |
dc.format.extent | 2478829 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES | pt_BR |
dc.subject | ARTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | TORNANDO-SE SUJEITOS SOCIOCULTURAIS COM A ARTE: UMA EXPERIENCIA DE JOVENS ESTUDANTES E PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA VILA PINHO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf Restricted Access | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools