Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/741
Título: TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER
Autor(es): LUDKE, Hermengarda Alves
FERREIRA, Augusto César Rosito
Palavras-chave: ENSINO MÉDIO;ESTUDANTES
Data do documento: 2006
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Resumo: O ESTUDO FOCALIZA AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA E O SABER ESCOLAR. ELE SE INSPIROU PRIORITARIAMENTE NA OBRA DE BERNARD CHARLOT E UTILIZOU DOIS PROCEDIMENTOS BÁSICOS USADOS POR ELE EM VÁRIAS PESQUISAS SOBRE O TEMA: BALANÇOS DO SABER, EFETUADOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, E ENTREVISTAS REALIZADAS COM ELES, EM GRUPO E INDIVIDUALMENTE. AS CONSTATAÇÕES CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SÓCIO-ECONÔMICA DOS ALUNOS EM SUAS RELAÇÕES COM O SABER, COMO AFIRMA CHARLOT, ENTRE OUTROS, MAS SUGERE TAMBÉM UM OUTRO TIPO DE RELAÇÕES, MAIS LIGADAS À VALORIZAÇÃO DE CERTAS DISCIPLLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS POR PARTE DOS ALUNOS INVESTIGADOS. COMO OUTRAS PESQUISAS JÁ VÊM CONSTATANDO, O ESTUDO CONFIRMA QUE A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS, AINDA QUE MUITO IMPORTANTE, ENTRA EM COMBINAÇÃO COM OUTROS FATORES NA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O SABER ESCOLAR.
Descrição: DBD CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/741
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador