Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLUDKE, Hermengarda Alvespt_BR
dc.contributor.authorFERREIRA, Augusto César Rositopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:39Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:39Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/741-
dc.descriptionDBD CENTRALpt_BR
dc.description.abstractO ESTUDO FOCALIZA AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA E O SABER ESCOLAR. ELE SE INSPIROU PRIORITARIAMENTE NA OBRA DE BERNARD CHARLOT E UTILIZOU DOIS PROCEDIMENTOS BÁSICOS USADOS POR ELE EM VÁRIAS PESQUISAS SOBRE O TEMA: BALANÇOS DO SABER, EFETUADOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, E ENTREVISTAS REALIZADAS COM ELES, EM GRUPO E INDIVIDUALMENTE. AS CONSTATAÇÕES CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SÓCIO-ECONÔMICA DOS ALUNOS EM SUAS RELAÇÕES COM O SABER, COMO AFIRMA CHARLOT, ENTRE OUTROS, MAS SUGERE TAMBÉM UM OUTRO TIPO DE RELAÇÕES, MAIS LIGADAS À VALORIZAÇÃO DE CERTAS DISCIPLLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS POR PARTE DOS ALUNOS INVESTIGADOS. COMO OUTRAS PESQUISAS JÁ VÊM CONSTATANDO, O ESTUDO CONFIRMA QUE A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS, AINDA QUE MUITO IMPORTANTE, ENTRA EM COMBINAÇÃO COM OUTROS FATORES NA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O SABER ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent1096951 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleTEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABERpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools