Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/741
Title: TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER
Authors: LUDKE, Hermengarda Alves
FERREIRA, Augusto César Rosito
Keywords: ENSINO MÉDIO;ESTUDANTES
Issue Date: 2006
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Abstract: O ESTUDO FOCALIZA AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA E O SABER ESCOLAR. ELE SE INSPIROU PRIORITARIAMENTE NA OBRA DE BERNARD CHARLOT E UTILIZOU DOIS PROCEDIMENTOS BÁSICOS USADOS POR ELE EM VÁRIAS PESQUISAS SOBRE O TEMA: BALANÇOS DO SABER, EFETUADOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, E ENTREVISTAS REALIZADAS COM ELES, EM GRUPO E INDIVIDUALMENTE. AS CONSTATAÇÕES CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SÓCIO-ECONÔMICA DOS ALUNOS EM SUAS RELAÇÕES COM O SABER, COMO AFIRMA CHARLOT, ENTRE OUTROS, MAS SUGERE TAMBÉM UM OUTRO TIPO DE RELAÇÕES, MAIS LIGADAS À VALORIZAÇÃO DE CERTAS DISCIPLLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS POR PARTE DOS ALUNOS INVESTIGADOS. COMO OUTRAS PESQUISAS JÁ VÊM CONSTATANDO, O ESTUDO CONFIRMA QUE A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS, AINDA QUE MUITO IMPORTANTE, ENTRA EM COMBINAÇÃO COM OUTROS FATORES NA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O SABER ESCOLAR.
Description: DBD CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/741
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools