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Título: DESIGUALDADE NUMA ESCOLA EM MUDANÇA: TRAJETÓRIAS E EMBATES NA ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA DE JOVENS POBRES
Autor(es): FÁVERO, Osmar
FERREIRA, Mônica Dias Peregrino
Palavras-chave: DESIGUALDADE SOCIAL;JUVENTUDE;PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Resumo: ESTA TESE BUSCA DESVENDAR UMA RELAÇÃO: ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E OS JOVENS POBRES QUE PASSAM A HABITÁ-LA, NOS MARCOS DE SUA EXPANSÃO. A QUESTÃO: COMO SE UNIVERSALIZA O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FUNDAMENTAL NUM PAÍS QUE VEM HISTORICAMENTE RECUSANDO A INCORPORAÇÃO DE SUAS MAIORIAS, PERCORRE TODA A ANÁLISE. NA INVESTIGAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TRATADA COMO ?CASO PARTICULAR DO POSSÍVEL? (BOURDIEU), A RECUPERAÇÃO DE TRÊS DÉCADAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES, E UM ?MERGULHO? NOS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS TEMPOS QUE CORREM, BUSCAM FAZER-NOS ENTENDER AS VELHAS E NOVAS DESIGUALDADES QUE MARCAM A INSTITUIÇÃO. SELEÇÃO, SEGREGAÇÃO, ENRAIZAMENTO E REGULAÇÃO SÃO AS CATEGORIAS, EIXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ANÁLISE QUE COLOCA A ESCOLA COMO UM ?MIRANTE? DE ONDE SE PODEM APREENDER ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A DINÂMICA SOCIAL.
Descrição: CENTRAL DO GRAGOATÁ - UFF
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/703
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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