Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/703
Título : DESIGUALDADE NUMA ESCOLA EM MUDANÇA: TRAJETÓRIAS E EMBATES NA ESCOLARIZAÇÃO PÚBLICA DE JOVENS POBRES
Autor : FÁVERO, Osmar
FERREIRA, Mônica Dias Peregrino
Palabras clave : DESIGUALDADE SOCIAL;JUVENTUDE;PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Resumen : ESTA TESE BUSCA DESVENDAR UMA RELAÇÃO: ENTRE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E OS JOVENS POBRES QUE PASSAM A HABITÁ-LA, NOS MARCOS DE SUA EXPANSÃO. A QUESTÃO: COMO SE UNIVERSALIZA O SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO FUNDAMENTAL NUM PAÍS QUE VEM HISTORICAMENTE RECUSANDO A INCORPORAÇÃO DE SUAS MAIORIAS, PERCORRE TODA A ANÁLISE. NA INVESTIGAÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA TRATADA COMO ?CASO PARTICULAR DO POSSÍVEL? (BOURDIEU), A RECUPERAÇÃO DE TRÊS DÉCADAS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES, E UM ?MERGULHO? NOS MODOS DE ESCOLARIZAÇÃO DOS TEMPOS QUE CORREM, BUSCAM FAZER-NOS ENTENDER AS VELHAS E NOVAS DESIGUALDADES QUE MARCAM A INSTITUIÇÃO. SELEÇÃO, SEGREGAÇÃO, ENRAIZAMENTO E REGULAÇÃO SÃO AS CATEGORIAS, EIXOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA ANÁLISE QUE COLOCA A ESCOLA COMO UM ?MIRANTE? DE ONDE SE PODEM APREENDER ALGUNS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A DINÂMICA SOCIAL.
Descripción : CENTRAL DO GRAGOATÁ - UFF
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/703
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador