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Título: A Igreja Católica e a Educação: o discurso da libertação
Autor(es): HADDAD, Sérgio
LEMOS, José Carlos Galvão
Palavras-chave: IGREJA CATÓLICA;EDUCAÇÃO;TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
Data do documento: 2001
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Citação: LEMOS, José Carlos Galvão. A Igreja Católica e a Educação: o discurso da libertação. 2001. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. São Paulo. Orientador(a): Sérgio Haddad.
Resumo: Esta dissertação discute a relação igreja- ducação através da análise de documentos, especialmente os documentos que compõem a doutrina social da igreja bem como os documentos episcopais - Medellín, Puebla e Santo Domingo. A análise de tais documentos busca compreender como a igreja católica compreende educação e quais contribuições deu para o avanço da discussão acerca da educação libertadora, principalmente a partir das conferências episcopais latino-americanas. A partir das proposições nos documentos pontifícios bem como nos documentos produzidos pela Conferência Episcopal Latino Americana, procurou-se fazer uma análise do discurso da igreja acerca do que estava sendo proposto no campo educativo e como tais proposições se aproximam ou se distanciam daquilo que é defendido pelos ideólogos da pedagogia libertadora. Assim, para a análise das orientações emanadas dos documentos da igreja, recorreu-se a contribuições de obras que abordam temas como doutrina social da igreja, teologia da libertação, pedagogia libertadora, movimentos sociais e educação popular.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2743
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