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Título: Um olhar sobre a gestão participativa das políticas de educação no Brasil
Palavras-chave: Políticas educacionais;Gestão participativa
Data do documento: Set-2005
Editor: Ação Educativa. Programa Observatório da Educação.
Citação: EBULIÇÃO - UMA VISÃO CRÍTICA DA CONJUNTURA EDUCACIONAL. São Paulo: Ação Educativa. Programa Observatório da Educação, nº 13, set. 2005
Resumo: Gestão democrática, conselhos de educação e processos de conferências com a participação da sociedade civil — estas são as questões que o Ebulição busca aprofundar nesta edição. Chama a atenção termos hoje no país processos que tencionam possíveis avanços no sentido de uma gestão mais democrática na educação: se por um lado há investimentos, por parte do Ministério da Educação, nos conselhos municipais de educação e nos conselhos de escola, este não buscou fortalecer o Conselho Nacional de Educação — justamente o mais próximo do MEC —, nem abrir um debate mais profundo sobre o papel e o poder dessas instâncias. Relacionado a isso, é importante destacar que o Ministério perdeu a oportunidade histórica de realizar a Conferência Nacional de Educação, que estava na pauta desde a gestão Cristóvam Buarque, mas que até agora não se concretizou. Para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que lutou para que a Conferência acontecesse este ano, o Ministério ficou receoso de receber críticas dos atores sociais durante o processo de conferência, demonstrando falta de ousadia e de visão política.
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2597
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