Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2229
Título: TELEVISÃO: A SOCIALIZAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMO
Autor(es): MADEIRA, Maria Angelica Brasil Goncalves
KOHLSDORF, Nara
Palavras-chave: SOCIALIZAÇÃO;TELEVISÃO;JOVENS;MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Data do documento: 2002
Editor: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Resumo: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É INTRÍNSECO AOS ESTUDOS SOBRE A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES SE REFEREM À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE A PARTIR DA INTER-RELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. DENTRO DESSE PROCESSO, COMPREENDER A FUNÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIALIZADORES TAIS COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA, A TELEVISÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO SOCIAL. TRADICIONALMENTE, TAIS INSTÂNCIAS SOCIALIZADORAS SÃO PERCEBIDAS, PELA SOCIOLOGIA, COMO AGENTES COERCITIVOS QUE INCULCAM, NOS INDIVÍDUOS, AS REGRAS E NORMAS NECESSÁRIAS PARA A CONVIVÊNCIA NO SOCIAL E CONSEQÜENTE MANUTENÇÃO DA ORDEM, RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE. ENTRETANTO, A TELEVISÃO INSERE-SE EM UM CONTEXTO ONDE O VALOR BÁSICO É O CONSUMO E, PORTANTO, A NOVA ORDEM SOCIAL É CONTROLADA POR ESTE VALOR. ASSIM SENDO, ESSA INSTÂNCIA ASSUME O PAPEL CENTRAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO COMO AGENTE SOCIALIZADOR QUE SOCIALIZA O INDIVÍDUO SEGUNDO OS VALORES CONCERNENTES À SOCIEDADE DE CONSUMO, POR MEIO DA CRIAÇÃO E VENDA DE NECESSIDADES, IMAGENS E VALORES QUE DEVEM SER CONSUMIDOS PELO PÚBLICO ATRAVÉS E FORA DA TELEVISÃO. PARA SE TER UM GRANDE PÚBLICO CONSUMIDOR, A REGRA FUNDAMENTAL É O ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES ENTRE O QUE SE PRETENDE VENDER E O PÚBLICO. AO ASSUMIR ESTA IDENTIFICAÇÃO, A TELEVISÃO REAFIRMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E VALORES QUE PROMOVEM A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO UTILIZANDO UM DISCURSO ALTAMENTE LEGITIMADO PELA SOCIEDADE E CARREGADO DE REGRAS QUE A NORMATIZAM A VIDA SOCIAL. PARA EXEMPLIFICAR ESTA DISCUSSÃO APRESENTA-SE, AQUI, UMA ANÁLISE DO DISCURSO TELEVISIVO NO PROGRAMA MALHAÇÃO MÚLTIPLA ESCOLHA, QUE ABRANGE UMA AMPLA FAIXA ETÁRIA E TEM O MAIOR IBOPE DENTRE OS PROGRAMAS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS TRANSMITIDOS NOS CANAIS ABERTOS. É UMA NOVELA-SERIADO QUE APRESENTA PERSONAGENS ADOLESCENTES CUJOS COTIDIANOS GIRAM EM TORNO DE TEMAS CARACTERÍSTICOS DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. ASSIM, O PÚBLICO SE IDENTIFICA COM O PROGRAMA, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS. NESSE PROCESSO, A TELEVISÃO GARANTE SEU PAPEL DE AGENTE SOCIALIZADOR, CONCILIANDO OS INDIVÍDUOS, POR MEIO DO CONSUMO, EM PROL DA VIDA SOCIAL.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BCE/UNB
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2229
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador