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dc.contributor.advisorMADEIRA, Maria Angelica Brasil Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorKOHLSDORF, Narapt_BR
dc.coverage.spatialDFpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:46Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:46Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2229-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - BCE/UNBpt_BR
dc.description.abstractO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É INTRÍNSECO AOS ESTUDOS SOBRE A SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES SE REFEREM À FORMAÇÃO DA SOCIEDADE A PARTIR DA INTER-RELAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. DENTRO DESSE PROCESSO, COMPREENDER A FUNÇÃO E ATUAÇÃO DOS AGENTES SOCIALIZADORES TAIS COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA, A TELEVISÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A COMPREENSÃO DO SOCIAL. TRADICIONALMENTE, TAIS INSTÂNCIAS SOCIALIZADORAS SÃO PERCEBIDAS, PELA SOCIOLOGIA, COMO AGENTES COERCITIVOS QUE INCULCAM, NOS INDIVÍDUOS, AS REGRAS E NORMAS NECESSÁRIAS PARA A CONVIVÊNCIA NO SOCIAL E CONSEQÜENTE MANUTENÇÃO DA ORDEM, RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE. ENTRETANTO, A TELEVISÃO INSERE-SE EM UM CONTEXTO ONDE O VALOR BÁSICO É O CONSUMO E, PORTANTO, A NOVA ORDEM SOCIAL É CONTROLADA POR ESTE VALOR. ASSIM SENDO, ESSA INSTÂNCIA ASSUME O PAPEL CENTRAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO COMO AGENTE SOCIALIZADOR QUE SOCIALIZA O INDIVÍDUO SEGUNDO OS VALORES CONCERNENTES À SOCIEDADE DE CONSUMO, POR MEIO DA CRIAÇÃO E VENDA DE NECESSIDADES, IMAGENS E VALORES QUE DEVEM SER CONSUMIDOS PELO PÚBLICO ATRAVÉS E FORA DA TELEVISÃO. PARA SE TER UM GRANDE PÚBLICO CONSUMIDOR, A REGRA FUNDAMENTAL É O ESTABELECIMENTO DE IDENTIDADES ENTRE O QUE SE PRETENDE VENDER E O PÚBLICO. AO ASSUMIR ESTA IDENTIFICAÇÃO, A TELEVISÃO REAFIRMA REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E VALORES QUE PROMOVEM A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO UTILIZANDO UM DISCURSO ALTAMENTE LEGITIMADO PELA SOCIEDADE E CARREGADO DE REGRAS QUE A NORMATIZAM A VIDA SOCIAL. PARA EXEMPLIFICAR ESTA DISCUSSÃO APRESENTA-SE, AQUI, UMA ANÁLISE DO DISCURSO TELEVISIVO NO PROGRAMA MALHAÇÃO MÚLTIPLA ESCOLHA, QUE ABRANGE UMA AMPLA FAIXA ETÁRIA E TEM O MAIOR IBOPE DENTRE OS PROGRAMAS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS TRANSMITIDOS NOS CANAIS ABERTOS. É UMA NOVELA-SERIADO QUE APRESENTA PERSONAGENS ADOLESCENTES CUJOS COTIDIANOS GIRAM EM TORNO DE TEMAS CARACTERÍSTICOS DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS. ASSIM, O PÚBLICO SE IDENTIFICA COM O PROGRAMA, BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS. NESSE PROCESSO, A TELEVISÃO GARANTE SEU PAPEL DE AGENTE SOCIALIZADOR, CONCILIANDO OS INDIVÍDUOS, POR MEIO DO CONSUMO, EM PROL DA VIDA SOCIAL.pt_BR
dc.format.extent2762625 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE BRASÍLIApt_BR
dc.subjectSOCIALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectTELEVISÃOpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectMEIOS DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Socialização e Formaçãopt_BR
dc.titleTELEVISÃO: A SOCIALIZAÇÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMOpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

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