Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2213
Título: TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Autor(es): GASPAROTO, Jayme Wanderley
TERUYA, Teresa Kazuko
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ESCOLAR;FORMAS DE TRABALHO;MÍDIA
Data do documento: 2000
Editor: UNESP - MARÍLIA
Resumo: O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ANALISAR AS FORMAS DE TRABALHO HUMANO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA DA MÍDIA. PROCURA DISCUTIR O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DA MÃO-DE-OBRA COM A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO SETOR INDUSTRIAL E FAZ UM PARALELO COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS IDÉIAS E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE A GÊNESE DO CAPITALISMO. EM SEGUIDA, ANALISA AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, SOB A LUZ DE CRÍTICOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, E APRESENTA ALGUMAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DESSES MEIOS NO UNIVERSO ESCOLAR. DEPOIS, INVESTIGA AS REPERCUSSÕES, ESPECIALMENTE DA TELEVISÃO E DOS RECURSOS DA INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA ACHAM QUE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES DE ACESSO À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO ATUALIZADO. FINALMENTE, A PRESENTE TESE DEFENDE QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DEVE ULTRAPASSAR OS LIMITES BÁSICOS DO CAPITAL PARA REDUZIR OS PROBLEMAS SOCIAIS E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR; UMA VEZ QUE É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À MÍDIA, COMO EXIGÊNCIA EM TODOS OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO.
Descrição: UNESP/MARÍLIA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2213
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf813.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador