Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2213
Título : TRABALHO E EDUCAÇÃO NA ERA MIDIÁTICA: UMA VISÃO SOCIOLÓGICA
Autor : GASPAROTO, Jayme Wanderley
TERUYA, Teresa Kazuko
Palabras clave : EDUCAÇÃO ESCOLAR;FORMAS DE TRABALHO;MÍDIA
Fecha de publicación : 2000
Editorial : UNESP - MARÍLIA
Resumen : O OBJETIVO DESSE ESTUDO É ANALISAR AS FORMAS DE TRABALHO HUMANO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA ERA DA MÍDIA. PROCURA DISCUTIR O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DA MÃO-DE-OBRA COM A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS NO SETOR INDUSTRIAL E FAZ UM PARALELO COM AS TRANSFORMAÇÕES DAS IDÉIAS E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DESDE A GÊNESE DO CAPITALISMO. EM SEGUIDA, ANALISA AS INFLUÊNCIAS DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE, SOB A LUZ DE CRÍTICOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, E APRESENTA ALGUMAS FORMAS DE UTILIZAÇÃO DESSES MEIOS NO UNIVERSO ESCOLAR. DEPOIS, INVESTIGA AS REPERCUSSÕES, ESPECIALMENTE DA TELEVISÃO E DOS RECURSOS DA INFORMÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA, CONSIDERANDO A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. AS PESSOAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA ACHAM QUE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES DE ACESSO À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO ATUALIZADO. FINALMENTE, A PRESENTE TESE DEFENDE QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA DEVE ULTRAPASSAR OS LIMITES BÁSICOS DO CAPITAL PARA REDUZIR OS PROBLEMAS SOCIAIS E CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR; UMA VEZ QUE É IMPORTANTE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À MÍDIA, COMO EXIGÊNCIA EM TODOS OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO.
Descripción : UNESP/MARÍLIA
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2213
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf813.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador