Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2059
Título: TRABALHO COLETIVO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RS
Autor(es): FRANTZ, Ruth Marilda Fricke; Walter
ANDRIOLI, Antônio Inácio
Palavras-chave: TRABALHO;EDUCAÇÃO;COOPERATIVISMO;ORGANIZAÇÃO;PARTICIPAÇÃO
Data do documento: 2000
Editor: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo: A DISSERTAÇÃO ABORDA A DIMENSÃO EDUCATIVA DO TRABALHO COLETIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - DURANTE O ANO DE 1999, NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. SUA HIPÓTESE BÁSICA É QUE COM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS COOPERATIVAS, OS ALUNOS CONSTROEM A CONSCIÊNCIA COOPERATIVA. O TEXTO INICIA COM A CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, TENDO O TRABALHO COMO CATEGORIA CENTRAL E EXPLICATIVA PARA A EDUCAÇÃO. A TENTATIVA DE RELACIONAR O COOPERATIVISMO COM A EDUCAÇÃO MERECE UMA DEFINIÇÃO DOS DOIS CONCEITOS E A FORMA COMO AMBOS SE IMPLICAM. O PONTO DE UNIDADE É O RECONHECIMENTO DE QUE TANTO A EDUCAÇÃO COMO O COOPERATIVISMO DECORREM DE UMA NECESSIDADE HUMANA E CONSTITUEM PRÁTICAS SOCIAIS. NESSE ASPECTO, O TRABALHO APARECE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E COOPERATIVO E A PRÁXIS É APRESENTADA COMO O PROCESSO GERADOR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE. A HISTÓRIA DO TRABALHO COLETIVO NA REGIÃO EM ESTUDO E AS SUAS REPERCUSSÕES SÃO APRESENTADOS COMO ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ENTENDIMENTO DO COOPERATIVISMO E O SURGIMENTO DO PCE EM 1993. O REGISTRO HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO PCE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DEMONSTRA OS CAMINHOS PERCORRIDOS POR ESTA INICIATIVA QUE ENVOLVEU MAIS DE 12 MIL ALUNOS ATÉ 1999, EM 11 MUNICÍPIOS DA REGIÃO. A PRESENÇA DO PCE E A REFLEXÃO ACERCA DE SUA PRÁTICA, DEMONSTRA UM POUCO DO POTENCIAL EDUCATIVO QUE SE ESTABELECE NA RELAÇÃO COM PESSOAS E ENTIDADES CONVICTAS DA SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DA REGIÃO. NO ENTANTO, A DELIMITAÇÃO DESTE ESTUDO PERMITE A PROBLEMATIZAÇÃO DE APENAS UM ELEMENTO DO PCE, CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE NO ÚLTIMO PERÍODO: AS PRÁTICAS COOPERATIVAS DE ALUNOS EM ESCOLAS. A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS EM 1999, FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR QUE O TRABALHO COOPERATIVO É UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E QUE OS VALORES CONSTRUÍDOS NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ONDE VIVEM E, PORTANTO, NA CONSCIÊNCIA DOS QUE PARTICIPAM DESTAS PRÁTICAS.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIJUÍ
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2059
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador