Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRANTZ, Ruth Marilda Fricke; Walterpt_BR
dc.contributor.authorANDRIOLI, Antônio Ináciopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2059-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIJUÍpt_BR
dc.description.abstractA DISSERTAÇÃO ABORDA A DIMENSÃO EDUCATIVA DO TRABALHO COLETIVO DE ALUNOS PARTICIPANTES DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - DURANTE O ANO DE 1999, NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. SUA HIPÓTESE BÁSICA É QUE COM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS COOPERATIVAS, OS ALUNOS CONSTROEM A CONSCIÊNCIA COOPERATIVA. O TEXTO INICIA COM A CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO, TENDO O TRABALHO COMO CATEGORIA CENTRAL E EXPLICATIVA PARA A EDUCAÇÃO. A TENTATIVA DE RELACIONAR O COOPERATIVISMO COM A EDUCAÇÃO MERECE UMA DEFINIÇÃO DOS DOIS CONCEITOS E A FORMA COMO AMBOS SE IMPLICAM. O PONTO DE UNIDADE É O RECONHECIMENTO DE QUE TANTO A EDUCAÇÃO COMO O COOPERATIVISMO DECORREM DE UMA NECESSIDADE HUMANA E CONSTITUEM PRÁTICAS SOCIAIS. NESSE ASPECTO, O TRABALHO APARECE COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E COOPERATIVO E A PRÁXIS É APRESENTADA COMO O PROCESSO GERADOR DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA SOCIABILIDADE. A HISTÓRIA DO TRABALHO COLETIVO NA REGIÃO EM ESTUDO E AS SUAS REPERCUSSÕES SÃO APRESENTADOS COMO ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ENTENDIMENTO DO COOPERATIVISMO E O SURGIMENTO DO PCE EM 1993. O REGISTRO HISTÓRICO DA TRAJETÓRIA DO PCE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA DEMONSTRA OS CAMINHOS PERCORRIDOS POR ESTA INICIATIVA QUE ENVOLVEU MAIS DE 12 MIL ALUNOS ATÉ 1999, EM 11 MUNICÍPIOS DA REGIÃO. A PRESENÇA DO PCE E A REFLEXÃO ACERCA DE SUA PRÁTICA, DEMONSTRA UM POUCO DO POTENCIAL EDUCATIVO QUE SE ESTABELECE NA RELAÇÃO COM PESSOAS E ENTIDADES CONVICTAS DA SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO DA REGIÃO. NO ENTANTO, A DELIMITAÇÃO DESTE ESTUDO PERMITE A PROBLEMATIZAÇÃO DE APENAS UM ELEMENTO DO PCE, CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE NO ÚLTIMO PERÍODO: AS PRÁTICAS COOPERATIVAS DE ALUNOS EM ESCOLAS. A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CAMPO COM ALUNOS E PROFESSORES PARTICIPANTES DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS EM 1999, FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR QUE O TRABALHO COOPERATIVO É UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA E QUE OS VALORES CONSTRUÍDOS NA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ONDE VIVEM E, PORTANTO, NA CONSCIÊNCIA DOS QUE PARTICIPAM DESTAS PRÁTICAS.pt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOOPERATIVISMOpt_BR
dc.subjectORGANIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovenspt_BR
dc.titleTRABALHO COLETIVO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS COOPERATIVAS DO PCE - PROGRAMA DE COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS - NA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RSpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools