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Título: ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982)
Autor(es): SIQUEIRA, Sonia Apparecida De
PORTILHO, Lydia Regina De Faria Rocha
Palavras-chave: ENSINO PÚBLICO;ENSINO MÉDIO
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
Resumo: O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS.
Descrição: UERJ - BIBLIOTECA CEH/A
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1941
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Estudos Históricos sobre Juventude

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