Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1941
Título : | ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982) |
Autor : | SIQUEIRA, Sonia Apparecida De PORTILHO, Lydia Regina De Faria Rocha |
Palabras clave : | ENSINO PÚBLICO;ENSINO MÉDIO |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ |
Resumen : | O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS. |
Descripción : | UERJ - BIBLIOTECA CEH/A |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1941 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Estudos Históricos sobre Juventude |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 488.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador