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Título: O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959
Autor(es): PEIXOTO, Ana Maria Casasanta
ANDRADE, Therezinha
Palavras-chave: ESCOLA RURAL;PROFESSORES;FORMAÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Resumo: Esta dissertação se insere no campo geral da História da Educação no Brasil, particularmente no campo da História das Instituições Escolares. Nela se analisa, a partir de pesquisa realizada em fontes documentais primárias, as práticas de formação de professores, no curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Minas Gerais. Criada e dirigida por Helena Antipoff, essa instituição se constituiu num núcleo de referência na formação de professores para o ensino rural, no período compreendido entre 1950 e 1970. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte privilegiada os diários escritos pelas alunas, no período de 1956-1959. Considerados pela escola como um dispositivo de formação dos futuros professores, neles as alunas registravam as práticas de formação desenvolvidas no interior da escola. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou nos estudos sobre cultura escolar, desenvolvidos por Escolano (1998), Juliá (2001, 2002) e Faria Filho (2000, 2002, 2005). Seus resultados indicam que a preocupação com a formação de professores rurais, neste período, fazia parte de um projeto mais amplo de fixação do homem no campo. Indicam ainda que, se a experiência desenvolvida pelo curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo atingiu seu objetivo no sentido de preparar bem a professora, entretanto não atingiu sua finalidade – preparar quadros docentes para atuar no ensino rural –, uma vez que os professores aí formados foram absorvidos pelo sistema escolar urbano, onde atuaram com sucesso.
Descrição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
Aparece nas coleções:Estudos Históricos sobre Juventude

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