Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEIXOTO, Ana Maria Casasantapt_BR
dc.contributor.authorANDRADE, Therezinhapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:35:27Z-
dc.date.available2009-03-14T18:35:27Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO SE INSERE NO CAMPO GERAL DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, PARTICULARMENTE NO CAMPO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. NELA SE ANALISA, A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA EM FONTES DOCUMENTAIS PRIMÁRIAS, AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO CURSO NORMAL REGIONAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO, EM IBIRITÉ, MINAS GERAIS. CRIADA E DIRIGIDA POR HELENA ANTIPOFF, ESSA INSTITUIÇÃO SE CONSTITUIU NUM NÚCLEO DE REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RURAL, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1950 E 1970. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE COMO FONTE PRIVILEGIADA OS DIÁRIOS ESCRITOS PELAS ALUNAS, NO PERÍODO DE 1956-1959. CONSIDERADOS PELA ESCOLA COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, NELES AS ALUNAS REGISTRAVAM AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DESENVOLVIDAS NO INTERIOR DA ESCOLA. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A PESQUISA SE BASEOU NOS ESTUDOS SOBRE CULTURA ESCOLAR, DESENVOLVIDOS POR, ESCOLANO (1998), JULIÁ (2001,2002) E FARIA FILHO (2000, 2002, 2005). SEUS RESULTADOS INDICAM QUE A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS, NESTE PERÍODO, FAZIA PARTE DE UM PROJETO MAIS AMPLO DE FIXAÇÃO DO HOMEM NO CAMPO. INDICAM AINDA, QUE SE A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA PELO CURSO NORMAL REGIONAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO ATINGIU SEU OBJETIVO NO SENTIDO DE PREPARAR BEM A PROFESSORA, ENTRETANTO NÃO ATINGIU SUA FINALIDADE ? PREPARAR QUADROS DOCENTES PARA ATUAR NO ENSINO RURAL, UMA VEZ QUE OS PROFESSORES AÍ FORMADOS FORAM ABSORVIDOS PELO SISTEMA ESCOLAR URBANO, ONDE ATUARAM COM SUCESSO.pt_BR
dc.format.extent3008986 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectESCOLA RURALpt_BR
dc.subjectPROFESSORESpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDEpt_BR
dc.titleO QUÊ OS DIÁRIOS REVELAM: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PARA A ESCOLA RURAL, CURSO NORMAL REGIONAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO - IBIRITÉ, MINAS GERAIS, 1956-1959pt_BR
Appears in Collections:Estudos Históricos sobre Juventude

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools