Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1914
Título: GATOS PELADOS X GALINHAS GORDAS: DESDOBRAMENTOS DA EDUCAÇÃO LAICA E DA EDUCAÇÃO CATÓLICA NA CIDADE DE PELOTAS
Autor(es): BASTOS, Maria Helena Câmara
AMARAL, Giana Lange Do
Palavras-chave: ESCOLA LAICA;EDUCAÇÃO CATÓLICA;HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ATRAVÉS DE UMA VISÃO QUE PRIVILEGIA A PARTICIPAÇÃO DISCENTE, O PRESENTE ESTUDO ANALISA ASPECTOS QUE SUSTENTAM AS DIFERENÇAS IDEOLÓGICO-EDUCACIONAIS EXISTENTES EM DUAS DAS MAIS ANTIGAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES AINDA EM FUNCIONAMENTO NA CIDADE DE PELOTAS: O COLÉGIO GONZAGA, DE ENSINO CATÓLICO E O COLÉGIO PELOTENSE, DE ENSINO LAICO, CRIADO PELA MAÇONARIA. O CLIMA DE DISPUTA IDEOLÓGICA QUE HAVIA ENTRE A IGREJA CATÓLICA E A MAÇONARIA, A PARTIR DA DÉCADA DE 1930, SE TRANSFERIU DE FORMA PECULIAR PARA OS ALUNOS DO PELOTENSE E DO GONZAGA. O SIGNIFICADO E OS DESDOBRAMENTOS DESSAS DISPUTAS NO CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL DA CIDADE DE PELOTAS, É A PRINCIPAL QUESTÃO A PARTIR DA QUAL SE DESENVOLVE ESSE ESTUDO QUE ENFATIZA AS DÉCADAS DE 1930 A 1960 - ÉPOCA DE EXPLÍCITAS RIVALIDADES ENTRE AS DUAS ESCOLAS; REFLEXO, TAMBÉM, DA DISPUTA QUE VINHA OCORRENDO NO BRASIL ENTRE OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS QUE AS SUSTENTAVAM: O ENSINO LAICO (NÃO CONFESSIONAL) E O ENSINO CATÓLICO. A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA EM QUATRO EIXOS. NO PRIMEIRO, É APRESENTADA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA CIDADE DE PELOTAS NO PERÍODO QUE ABRANGE ESSE ESTUDO. NO SEGUNDO, SÃO ABORDADOS ASPECTOS SOBRE O LAICISMO E O CATOLICISMO NO CAMPO EDUCACIONAL EM PELOTAS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS PERIÓDICOS O TEMPLÁRIO (MAÇÔNICO) E A PALAVRA (CATÓLICO) E DE OBSERVAÇÕES SOBRE O EMBATE DOS DOIS GRUPOS ANTAGÔNICOS QUE PROPUNHAM REFORMAS NA EDUCAÇÃO NACIONAL NESTE PERÍODO: OS CATÓLICOS E OS LIBERAIS (LAICISTAS). NO TERCEIRO EIXO, ANALISAM-SE ASPECTOS DA HISTÓRIA DOS COLÉGIOS GONZAGA E PELOTENSE QUE LEVARAM À CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE, TENDO COMO BASE AS INFLUÊNCIAS POLÍTICO-IDEOLÓGICAS AÍ PRESENTES, ASSIM COMO AS RELAÇÕES DE PODER QUE SE ESTABELECIAM EM ÂMBITO MUNICIPAL E QUE, LOGICAMENTE, ESTAVAM RELACIONADAS AO CONTEXTO RIO-GRANDENSE E BRASILEIRO. E, POR FIM, NO QUARTO EIXO DESTE ESTUDO, SÃO ANALISADAS AS MANIFESTAÇÕES DOS GATOS PELADOS E DOS GALINHAS GORDAS - APELIDOS DOS ALUNOS DO PELOTENSE E DO GONZAGA, RESPECTIVAMENTE - JUNTO À COMUNIDADE PELOTENSE: A ATUAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS, A IMPRENSA ESTUDANTIL, OS FESTIVAIS DE TEATRO, OS PE-GON`S (JOGOS DE FUTEBOL DISPUTADOS ENTRE O PELOTENSE E O GONZAGA) E AS PASSEATAS QUE OS GATOS PELADOS REALIZAVAM PELA CIDADE. BUSCO, DESTA FORMA, CARACTERIZAR UM HABITUS ESPECÍFICO AOS ALUNOS DO PELOTENSE E AOS ALUNOS DO GONZAGA, A RIVALIDADE QUE HAVIA ENTRE ELES, IDENTIFICANDO SUA INSERÇÃO NOS ESPAÇOS SOCIAIS E CULTURAIS DE PELOTAS. OS DESDOBRAMENTOS DESSA DISPUTA ACARRETARAM PONTOS POSITIVOS, TAIS COMO A VALORIZAÇÃO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A UM GRUPO, A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE JUNTO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES, ASSIM COMO, EM DECORRÊNCIA DA COMPETITIVIDADE, O CONSTANTE APRIMORAMENTO E BUSCA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES EM RELAÇÃO AO ENSINO MINISTRADO NAS DUAS ESCOLAS.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1914
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Estudos Históricos sobre Juventude

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador