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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBASTOS, Maria Helena Câmarapt_BR
dc.contributor.authorAMARAL, Giana Lange Dopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:35:26Z-
dc.date.available2009-03-14T18:35:26Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1914-
dc.descriptionBiblioteca Setorial de Educaçãopt_BR
dc.description.abstractAtravés de uma visão que privilegia a participação discente, o presente estudo analisa aspectos que sustentam as diferenças ideológico-educacionais existentes em duas das mais antigas instituições escolares ainda em funcionamento na cidade de Pelotas: o Colégio Gonzaga, de ensino católico, e o Colégio Pelotense, de ensino laico, criado pela maçonaria. O clima de disputa ideológica que havia entre a Igreja Católica e a maçonaria, a partir da década de 1930, se transferiu de forma peculiar para os alunos do Pelotense e do Gonzaga. O significado e os desdobramentos dessas disputas no contexto socio-cultural da cidade de Pelotas são a principal questão a partir da qual se desenvolve esse estudo, que enfatiza as décadas de 1930 a 1960 – época de explícitas rivalidades entre as duas escolas; reflexo, também, da disputa que vinha ocorrendo no Brasil entre os princípios educacionais que as sustentavam: o ensino laico (não confessional) e o ensino católico. A pesquisa está dividida em quatro eixos. No primeiro, é apresentada uma contextualização histórica da cidade de Pelotas no período que abrange esse estudo. No segundo, são abordados aspectos sobre o laicismo e o catolicismo no campo educacional em Pelotas, através da análise dos periódicos O Templário (maçônico) e A Palavra (católico) e de observações sobre o embate dos dois grupos antagônicos que propunham reformas na educação nacional neste período: os católicos e os liberais (laicistas). No terceiro eixo, analisam-se aspectos da história dos colégios Gonzaga e Pelotense que levaram à constituição de sua identidade, tendo como base as influências político-ideológicas aí presentes, assim como as relações de poder que se estabeleciam em âmbito municipal e que, logicamente, estavam relacionadas ao contexto rio-grandense e brasileiro. E, por fim, no quarto eixo deste estudo, são analisadas as manifestações dos Gatos Pelados e dos Galinhas Gordas – apelidos dos alunos do Pelotense e do Gonzaga, respectivamente – junto à comunidade pelotense: a atuação dos grêmios estudantis, a imprensa estudantil, os festivais de teatro, os Pe-Gon's (jogos de futebol disputados entre o Pelotense e o Gonzaga) e as passeatas que os Gatos Pelados realizavam pela cidade. Busco, desta forma, caracterizar um habitus específico aos alunos do Pelotense e aos alunos do Gonzaga, a rivalidade que havia entre eles, identificando sua inserção nos espaços sociais e culturais de Pelotas. Os desdobramentos dessa disputa acarretaram pontos positivos, tais como a valorização do sentimento de pertencimento a um grupo, a participação da comunidade junto às atividades escolares, assim como, em decorrência da competitividade, o constante aprimoramento e busca de superação das dificuldades em relação ao ensino ministrado nas duas escolas.pt_BR
dc.format.extent2031720 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectESCOLA LAICApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO CATÓLICApt_BR
dc.subjectHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDEpt_BR
dc.titleGatos Pelados x Galinhas Gordas: desdobramentos da educação laica e da educação católica na cidade de Pelotaspt_BR
Aparece en las colecciones: Estudos Históricos sobre Juventude

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