Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1582
Título: CONSTRUÇÃO DE SABERES, CRIAÇÃO DE FAZERES: EDUCAÇÃO DE JOVENS NO HIP HOP DE SÃO CARLOS
Autor(es): OLIVEIRA, Maria Waldenez De
SIQUEIRA, Cristiano Tierno De
Palavras-chave: HIP HOP E EDUCAÇÃO;JOVENS EDUCADORES
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Resumo: ESTA INVESTIGAÇÃO TEVE SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2002, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO, E TEM COMO COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AQUI EXPOSTO JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A QUESTÃO CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO REFERE-SE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS; COMO ESSES JOVENS SE EDUCAM E COMO EDUCAM OUTRAS PESSOAS DE SUAS COMUNIDADES. TIVEMOS, PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PRESENTES NA PRÁTICA DESTES JOVENS, ALMEJANDO CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS QUE AS CONSIDEREM. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS ALGUMAS DE SUAS ATIVIDADES, COMO REUNIÕES SEMANAIS PERIÓDICAS, EVENTOS ARTÍSTICOS, ATIVIDADES EDUCATIVAS E FESTAS. A PARTIR DESSE ACOMPANHAMENTO ADQUIRIMOS ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, AS QUAIS FORAM REALIZADAS COM QUATRO JOVENS, TRÊS JOVENS E UMA JOVEM. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS PARA ANÁLISE NOS SEGUINTES FOCOS: HIP HOP, HIP HOP DE SÃO CARLOS, O FAZER HIP HOP EM SÃO CARLOS, HIP HOP E COMUNIDADES, HIP HOP E JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU ALGUNS VALORES PRESENTES NA VIDA DESSAS PESSOAS, COMO O AMOR PELO QUE SE FAZ, A NECESSIDADE DO TRABALHO COLETIVO, A RESPONSABILIDADE, O PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE, O RESPEITO, O ESFORÇO, A CRIATIVIDADE. TAIS VALORES ESTÃO ILUSTRADOS NA CONCEPÇÃO DAS LETRAS E MÚSICAS DE RAP, NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, NAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, NAS OFICINAS ARTE-EDUCATIVAS. TODOS ESSES VALORES E AÇÕES BUSCAM A CRIAÇÃO, A INVENÇÃO DE UM COTIDIANO COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, PROCURANDO ROMPER COM A REPRODUÇÃO DAS REALIDADES. ACREDITAMOS QUE ESTA INVESTIGAÇÃO TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO QUE PERMEIA PRÁTICAS SOCIAIS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES, COMO TAMBÉM PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES.
Descrição: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1582
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Grupos Juvenis

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf385.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador