Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Maria Waldenez Dept_BR
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Cristiano Tierno Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:29:00Z-
dc.date.available2009-03-14T18:29:00Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1582-
dc.descriptionBIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCARpt_BR
dc.description.abstractESTA INVESTIGAÇÃO TEVE SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2002, JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSCAR, NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO, E TEM COMO COLABORADORES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AQUI EXPOSTO JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A QUESTÃO CENTRAL DESTA INVESTIGAÇÃO REFERE-SE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS; COMO ESSES JOVENS SE EDUCAM E COMO EDUCAM OUTRAS PESSOAS DE SUAS COMUNIDADES. TIVEMOS, PORTANTO, COMO OBJETIVO DESTE ESTUDO A COMPREENSÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS PRESENTES NA PRÁTICA DESTES JOVENS, ALMEJANDO CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTOS DE JUVENTUDE E NA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS QUE AS CONSIDEREM. PARA TANTO, ACOMPANHAMOS ALGUMAS DE SUAS ATIVIDADES, COMO REUNIÕES SEMANAIS PERIÓDICAS, EVENTOS ARTÍSTICOS, ATIVIDADES EDUCATIVAS E FESTAS. A PARTIR DESSE ACOMPANHAMENTO ADQUIRIMOS ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ENTREVISTAS, AS QUAIS FORAM REALIZADAS COM QUATRO JOVENS, TRÊS JOVENS E UMA JOVEM. OS DADOS OBTIDOS FORAM ORGANIZADOS PARA ANÁLISE NOS SEGUINTES FOCOS: HIP HOP, HIP HOP DE SÃO CARLOS, O FAZER HIP HOP EM SÃO CARLOS, HIP HOP E COMUNIDADES, HIP HOP E JUVENTUDE E EDUCAÇÃO DE JOVENS DO HIP HOP DE SÃO CARLOS. A ANÁLISE DOS DADOS REVELOU ALGUNS VALORES PRESENTES NA VIDA DESSAS PESSOAS, COMO O AMOR PELO QUE SE FAZ, A NECESSIDADE DO TRABALHO COLETIVO, A RESPONSABILIDADE, O PERTENCIMENTO A UMA COMUNIDADE, O RESPEITO, O ESFORÇO, A CRIATIVIDADE. TAIS VALORES ESTÃO ILUSTRADOS NA CONCEPÇÃO DAS LETRAS E MÚSICAS DE RAP, NA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, NAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, NAS OFICINAS ARTE-EDUCATIVAS. TODOS ESSES VALORES E AÇÕES BUSCAM A CRIAÇÃO, A INVENÇÃO DE UM COTIDIANO COM MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA, PROCURANDO ROMPER COM A REPRODUÇÃO DAS REALIDADES. ACREDITAMOS QUE ESTA INVESTIGAÇÃO TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO QUE PERMEIA PRÁTICAS SOCIAIS EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES, COMO TAMBÉM PARA REPENSAR A EDUCAÇÃO NOS ESPAÇOS ESCOLARES.pt_BR
dc.format.extent394921 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectHIP HOP E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJOVENS EDUCADORESpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENISpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbanopt_BR
dc.titleCONSTRUÇÃO DE SABERES, CRIAÇÃO DE FAZERES: EDUCAÇÃO DE JOVENS NO HIP HOP DE SÃO CARLOSpt_BR
Appears in Collections:Grupos Juvenis

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf385.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools