Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1387
Título : O COTIDIANO DE UM ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA SIMPLICIDADE COMPLEXA
Autor : BAPTISTA, Myrian Veras
ARRUDA, Isabel Campos De
Palabras clave : CRIANÇA E ADOLESCENTE;ABRIGO E COTIDIANO
Fecha de publicación : 2006
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumen : ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DA CASA CORAÇÃO DE MARIA, ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E PESSOAL. APESAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ? ECA PRECONIZAR, QUE O ACOLHIMENTO EM INSTITUIÇÃO É UMA MEDIDA PROVISÓRIA E EXCEPCIONAL, A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES, DE PROGRAMAS OFICIAIS DE AUXÍLIO ÀS FAMÍLIAS ENTRE OUTROS FATORES, LEVA AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES A PERMANECEREM MUITO TEMPO ABRIGADOS. ALÉM DISSO, VÁRIAS INSTITUIÇÕES AINDA ORGANIZAM SUAS ROTINAS COM CARACTERÍSTICAS REPRESSIVAS, PUNITIVAS E DISCIPLINANTES. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE A CULTURA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO AINDA SE FAZ PRESENTE, EM DETRIMENTO AO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. ESTE ESTUDO PROCURA DESTACAR, QUE A RESPONSABILIDADE PELO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR NÃO É SÓ DO ABRIGO, MAS TAMBÉM DA REDE DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. TODOS OS ENVOLVIDOS ? VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, CONSELHOS TUTELARES, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, PODER PÚBLICO, COMUNIDADE ? PRECISAM ASSUMIR EFETIVAMENTE SUAS RESPONSABILIDADES. ESTA DISSERTAÇÃO TAMBÉM PROCURA, A PARTIR DAS REFLEXÕES OBTIDAS, FORNECER SUBSÍDIOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS. O COTIDIANO DO ABRIGO É PERMEADO DE HISTÓRIAS, ACONTECIMENTOS, SENTIMENTOS, COMPORTAMENTOS QUE ?MEXEM? DEMAIS COM OS EDUCADORES E QUE OS LEVA, EM MUITOS CASOS, A LIDAR COM FATOS DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA, PROPORCIONANDO OU NÃO SITUAÇÕES AGRADÁVEIS. FRENTE À IMPOSSIBILIDADE EM ATENDER A TODAS AS DEMANDAS ?EMOCIONAIS? DO DIA A DIA INSTITUCIONAL POR TODOS AS PESSOAS QUE ALI CONVIVEM (CRIANÇAS, ADOLESCENTES, EDUCADORES E FAMÍLIAS), CRIA-SE UMA SENSAÇÃO DE INSATISFAÇÃO DE TODOS OS LADOS, O QUE PODE LEVAR A COMPORTAMENTOS HOSTIS E AO AUMENTO NO NÚMERO DE CONFLITOS. DIANTE DISSO, É NECESSÁRIO UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO NOS ABRIGOS QUE CONTEMPLE OS ASPECTOS MAIS GERAIS LIGADOS À COTIDIANIDADE EM UMA PERSPECTIVA QUE GARANTA DIREITOS, MAS QUE TAMBÉM ACOLHA O EDUCADOR, PARA QUE ELE POSSA CONHECER A SI PRÓPRIO E RECONHECER OS SEUS LIMITES, PARA LIDAR MELHOR COM A COMPLEXIDADE DO DIA-A-DIA INSTITUCIONAL.
Descripción : PUC/SP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1387
Otros identificadores : Mestrado
SERVIÇO SOCIAL
MISTO
Aparece en las colecciones: Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
tese.pdf936.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador