Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BAPTISTA, Myrian Veras | pt_BR |
dc.contributor.author | ARRUDA, Isabel Campos De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:28Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:28Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1387 | - |
dc.description | PUC/SP | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO DA CASA CORAÇÃO DE MARIA, ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL E PESSOAL. APESAR DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ? ECA PRECONIZAR, QUE O ACOLHIMENTO EM INSTITUIÇÃO É UMA MEDIDA PROVISÓRIA E EXCEPCIONAL, A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICAZES, DE PROGRAMAS OFICIAIS DE AUXÍLIO ÀS FAMÍLIAS ENTRE OUTROS FATORES, LEVA AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES A PERMANECEREM MUITO TEMPO ABRIGADOS. ALÉM DISSO, VÁRIAS INSTITUIÇÕES AINDA ORGANIZAM SUAS ROTINAS COM CARACTERÍSTICAS REPRESSIVAS, PUNITIVAS E DISCIPLINANTES. VERIFICAMOS TAMBÉM QUE A CULTURA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO AINDA SE FAZ PRESENTE, EM DETRIMENTO AO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. ESTE ESTUDO PROCURA DESTACAR, QUE A RESPONSABILIDADE PELO PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO FAMILIAR NÃO É SÓ DO ABRIGO, MAS TAMBÉM DA REDE DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE. TODOS OS ENVOLVIDOS ? VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, CONSELHOS TUTELARES, ORGANIZAÇÕES SOCIAIS, PODER PÚBLICO, COMUNIDADE ? PRECISAM ASSUMIR EFETIVAMENTE SUAS RESPONSABILIDADES. ESTA DISSERTAÇÃO TAMBÉM PROCURA, A PARTIR DAS REFLEXÕES OBTIDAS, FORNECER SUBSÍDIOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS. O COTIDIANO DO ABRIGO É PERMEADO DE HISTÓRIAS, ACONTECIMENTOS, SENTIMENTOS, COMPORTAMENTOS QUE ?MEXEM? DEMAIS COM OS EDUCADORES E QUE OS LEVA, EM MUITOS CASOS, A LIDAR COM FATOS DE SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA, PROPORCIONANDO OU NÃO SITUAÇÕES AGRADÁVEIS. FRENTE À IMPOSSIBILIDADE EM ATENDER A TODAS AS DEMANDAS ?EMOCIONAIS? DO DIA A DIA INSTITUCIONAL POR TODOS AS PESSOAS QUE ALI CONVIVEM (CRIANÇAS, ADOLESCENTES, EDUCADORES E FAMÍLIAS), CRIA-SE UMA SENSAÇÃO DE INSATISFAÇÃO DE TODOS OS LADOS, O QUE PODE LEVAR A COMPORTAMENTOS HOSTIS E AO AUMENTO NO NÚMERO DE CONFLITOS. DIANTE DISSO, É NECESSÁRIO UM PROCESSO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO NOS ABRIGOS QUE CONTEMPLE OS ASPECTOS MAIS GERAIS LIGADOS À COTIDIANIDADE EM UMA PERSPECTIVA QUE GARANTA DIREITOS, MAS QUE TAMBÉM ACOLHA O EDUCADOR, PARA QUE ELE POSSA CONHECER A SI PRÓPRIO E RECONHECER OS SEUS LIMITES, PARA LIDAR MELHOR COM A COMPLEXIDADE DO DIA-A-DIA INSTITUCIONAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 959170 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | CRIANÇA E ADOLESCENTE | pt_BR |
dc.subject | ABRIGO E COTIDIANO | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes em medida de abrigamento | pt_BR |
dc.title | O COTIDIANO DE UM ABRIGO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA SIMPLICIDADE COMPLEXA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools