Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1369
Título : A TERRITÓRIALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO IMAGINÁRIO DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS: UMA LEITURA POSSIVEL
Autor : PAVÃO, João Bosco
AMIM, Valéria
Palabras clave : EDUCAÇÃO;MENINOS DE RUA
Fecha de publicación : 1999
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Resumen : O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS. NO INTUITO DE CONHECER ESTA REALIDADE, BUSCA, NAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO E NO TERRITÓRIO DA RUA, A COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ALI EMERGENTE, FAZ DO PROBLEMA DOS SUJEITOS EM QUESTÃO O SEU DESAFIO E, FINALMENTE DA INVESTIGAÇÃO DO IMAGINÁRIO DA INSTITUIÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA O FIO CONDUTOR DA PESQUISA. PARA TANTO, O ESTUDO RECONHECE A PESQUISA- AÇÃO COMO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA MAIS INDICADA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO PARA APROXIMAÇÃO DA DIMENSÃO COLETIVA E INTERATIVA DA INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE TÉCNICAS DE REGISTRO, DE PROCESSAMENTO E DE EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS. O PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS É ORIENTADO PELO REFERENCIAL TEÓRICO- METODOLÓGICO DO MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA FRANCÊS. VISLUMBRA-SE, COMO DESDOBRAMENTO DESTA PESQUISA, A GENERALIZAÇÃO DO TIPO NATURALISTA CAPAZ DE INSTRUMENTALIZAR A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS SÓCIO- EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS, TENDO EM VISTA A TRANSFORMAÇÃO DO CONTEXTO DE EXCLUSÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS ONDE SE CONFIGURAM NOVOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SINGULARIZAÇÃO. ESTES PROCESSOS DISTANCIADOS NO MODELO DE VIDA HEGEMÔNICO ONDA A FAMÍLIA E A ESCOLA AINDA SE CONSTITUEM COMO ESPAÇO EDUCATIVOS TRADICIONAIS, RESGATAM, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SIMGULAR DO SUJEITO, SUAS INTERPRETAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE MUNDO, VALORIZANDO AS ESTRATÉGIAS DE VIVÊNCIA NO COLETIVO QUE PRODUZEM NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÕES DO SUJEITO NA COLETIVIDADE.
Descripción : ANÍSIO TEIXEIRA
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1369
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador