Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PAVÃO, João Bosco | pt_BR |
dc.contributor.author | AMIM, Valéria | pt_BR |
dc.coverage.spatial | BA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:25Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:25Z | - |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.date.submitted | 1999 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1369 | - |
dc.description | ANÍSIO TEIXEIRA | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS. NO INTUITO DE CONHECER ESTA REALIDADE, BUSCA, NAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO E NO TERRITÓRIO DA RUA, A COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ALI EMERGENTE, FAZ DO PROBLEMA DOS SUJEITOS EM QUESTÃO O SEU DESAFIO E, FINALMENTE DA INVESTIGAÇÃO DO IMAGINÁRIO DA INSTITUIÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA O FIO CONDUTOR DA PESQUISA. PARA TANTO, O ESTUDO RECONHECE A PESQUISA- AÇÃO COMO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA MAIS INDICADA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO PARA APROXIMAÇÃO DA DIMENSÃO COLETIVA E INTERATIVA DA INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE TÉCNICAS DE REGISTRO, DE PROCESSAMENTO E DE EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS. O PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS É ORIENTADO PELO REFERENCIAL TEÓRICO- METODOLÓGICO DO MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA FRANCÊS. VISLUMBRA-SE, COMO DESDOBRAMENTO DESTA PESQUISA, A GENERALIZAÇÃO DO TIPO NATURALISTA CAPAZ DE INSTRUMENTALIZAR A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS SÓCIO- EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS, TENDO EM VISTA A TRANSFORMAÇÃO DO CONTEXTO DE EXCLUSÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS ONDE SE CONFIGURAM NOVOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SINGULARIZAÇÃO. ESTES PROCESSOS DISTANCIADOS NO MODELO DE VIDA HEGEMÔNICO ONDA A FAMÍLIA E A ESCOLA AINDA SE CONSTITUEM COMO ESPAÇO EDUCATIVOS TRADICIONAIS, RESGATAM, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SIMGULAR DO SUJEITO, SUAS INTERPRETAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE MUNDO, VALORIZANDO AS ESTRATÉGIAS DE VIVÊNCIA NO COLETIVO QUE PRODUZEM NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÕES DO SUJEITO NA COLETIVIDADE. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | MENINOS DE RUA | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na rua | pt_BR |
dc.title | A TERRITÓRIALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO IMAGINÁRIO DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS: UMA LEITURA POSSIVEL | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools