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dc.contributor.advisorPAVÃO, João Boscopt_BR
dc.contributor.authorAMIM, Valériapt_BR
dc.coverage.spatialBApt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:25Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:25Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1369-
dc.descriptionANÍSIO TEIXEIRApt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS. NO INTUITO DE CONHECER ESTA REALIDADE, BUSCA, NAS INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO E NO TERRITÓRIO DA RUA, A COMPREENSÃO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ALI EMERGENTE, FAZ DO PROBLEMA DOS SUJEITOS EM QUESTÃO O SEU DESAFIO E, FINALMENTE DA INVESTIGAÇÃO DO IMAGINÁRIO DA INSTITUIÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA O FIO CONDUTOR DA PESQUISA. PARA TANTO, O ESTUDO RECONHECE A PESQUISA- AÇÃO COMO A PERSPECTIVA METODOLÓGICA MAIS INDICADA. COMO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TÉCNICAS DE DINÂMICA DE GRUPO PARA APROXIMAÇÃO DA DIMENSÃO COLETIVA E INTERATIVA DA INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE TÉCNICAS DE REGISTRO, DE PROCESSAMENTO E DE EXPOSIÇÃO DOS RESULTADOS. O PROCESSO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS É ORIENTADO PELO REFERENCIAL TEÓRICO- METODOLÓGICO DO MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA FRANCÊS. VISLUMBRA-SE, COMO DESDOBRAMENTO DESTA PESQUISA, A GENERALIZAÇÃO DO TIPO NATURALISTA CAPAZ DE INSTRUMENTALIZAR A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS SÓCIO- EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS, TENDO EM VISTA A TRANSFORMAÇÃO DO CONTEXTO DE EXCLUSÃO ATRAVÉS DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS ONDE SE CONFIGURAM NOVOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E DE SINGULARIZAÇÃO. ESTES PROCESSOS DISTANCIADOS NO MODELO DE VIDA HEGEMÔNICO ONDA A FAMÍLIA E A ESCOLA AINDA SE CONSTITUEM COMO ESPAÇO EDUCATIVOS TRADICIONAIS, RESGATAM, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA SIMGULAR DO SUJEITO, SUAS INTERPRETAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE MUNDO, VALORIZANDO AS ESTRATÉGIAS DE VIVÊNCIA NO COLETIVO QUE PRODUZEM NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÕES DO SUJEITO NA COLETIVIDADE.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectMENINOS DE RUApt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na ruapt_BR
dc.titleA TERRITÓRIALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO IMAGINÁRIO DOS MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCOS: UMA LEITURA POSSIVELpt_BR
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