Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1260
Título: A FORMAÇÃO DE ALUNOS(AS) NUM CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA: APRENDIZAGEM, CULTURA E CIDADANIA
Autor(es): GOHN, Maria Da Gloria Marcondes
MENEZES, Maria Cristina Pinto De
Palavras-chave: GASTRONOMIA;FORMAÇÃO PROFISSIONAL;CIDADANIA
Data do documento: 2005
Editor: CENTRO UNIVERSITÁRIO NOVE DE JULHO
Resumo: O NOSSO OBJETIVO NESTA PESQUISA FOI REALIZAR UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR DE GASTRONOMIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO. ANALISAMOS COMO SE DÁ ESSA FORMAÇÃO, TANTO DO ALUNO (A) COMO DO CIDADÃO (Ã), E DE QUE MANEIRA ELE (A) CONSTRÓI SUA IDENTIDADE EM RELAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO NO QUAL BUSCA SE INSERIR. PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA PESQUISA, REALIZAMOS UM RESGATE DO CENÁRIO NO QUAL SE INSEREM OS CURSOS DE HOTELARIA E GASTRONOMIA, NA INSTÂNCIA DE CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE TECNOLÓGICA. PARA TAL, PESQUISAMOS A HISTÓRIA E A LEGISLAÇÃO A RESPEITO DELES, ASSIM COMO A CONSTRUÇÃO DESSAS ÁREAS, COMO CONHECIMENTO PRÁTICO, QUE SE TRANSFORMOU EM OBJETO DE INTERESSE DA ACADEMIA MUITO RECENTEMENTE. O CENTRO DA DISSERTAÇÃO É O ESTUDO SOBRE O ALUNO (A). ANALISAMOS O SEU PERFIL POR MEIO DE UMA AMOSTRA DESSES ALUNOS, INDAGANDO SOBRE SUAS OPINIÕES E REPRESENTAÇÕES ACERCA DA ESCOLA E DAS SUAS CONDIÇÕES DE VIDA. UTILIZAMOS TAMBÉM, COMO FONTE DE DADOS, HISTÓRIAS DE VIDA ESCRITAS POR ELES. BUSCAMOS COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A VIDA DOS ALUNOS POR MEIO DE ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS: CIDADANIA, CULTURA, IDENTIDADE, EMANCIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E ASSERTIVIDADE. A PESQUISA PERMITIU-NOS CONCLUIR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS PESQUISADOS PROVÉM DE CAMADAS MÉDIAS DA SOCIEDADE E POSSUI REPRESENTAÇÕES SOBRE O MUNDO DO TRABALHO BASTANTE IDEALISTAS. A MAIORIA TEM, EM SUAS MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS DE VIDA, ALGO QUE EXPLICA A ESCOLHA DA PROFISSÃO. A FELICIDADE É UMA META FUNDAMENTAL PARA SUA REALIZAÇÃO. A FAMÍLIA É MUITO VALORIZADA. A ESCOLA É VISTA COMO MOMENTO DE TRABALHO, E ELES ESTÃO SATISFEITOS COM A FORMAÇÃO QUE RECEBEM. OS ALUNOS ADOTAM, COMO MODELO A SER ATINGIDO PARA SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, A NECESSIDADE DE SEREM EFICIENTES, INCORPORANDO AS DEMANDAS QUE O MERCADO PROFISSIONAL EXIGE: BOA APARÊNCIA, BOAS POSTURAS, TER TRABALHADO EM GRANDES HOTÉIS E RESTAURANTES, TER EXPERIÊNCIA NO EXTERIOR. MAS CONTINUA VIVO O VELHO SONHO DE MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO.
Descrição: JOSÉ STORÓPOLI
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1260
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf932.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador