Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1223
Título: A CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DANDO VOZ AOS ALUNOS
Autor(es): MARIN, Alda Junqueira
FURLAN, Elaine Gomes Matheus
Palavras-chave: LICENCIATURA;FORMAÇÃO DOCENTE;ESTUDANTES
Data do documento: 2004
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PESQUISA DE NATUREZA EMPÍRICA REALIZADA EM 2003. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDE ALGUNS ASPECTOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CULTURA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNESP DE ARARAQUARA. BASEANDO-SE EM ESTUDOS RECENTES E REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM QUESTÕES RELACIONADAS À CULTURA ESCOLAR E CULTURA ESTUDANTIL, COMO BOURDIEU (1975), BECKER E GEER (1997), PÉREZ GÓMEZ (1998), VIÑAO FRAGO (1998) E JULIA (2001) ENTRE OUTROS, FIRMOU-SE HIPÓTESE INICIAL VOLTADA PARA A IDÉIA DE QUE A ABSORÇÃO DA CULTURA DO CURSO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE OCORRE NÃO APENAS EM SUAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM EM AMBIENTES EXTERNOS AOS CURRICULARES, COMO PÁTIOS, CORREDORES, CANTINA, BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, E TAMBÉM DURANTE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, POR EXEMPLO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EMPRESA JÚNIOR, DIRETÓRIO ACADÊMICO, ENTRE OUTRAS, ONDE QUESTÕES VOLTADAS A TAL FORMAÇÃO PODERIAM SER TRATADAS COM FREQÜÊNCIA E GERALMENTE SOFRER INFLUÊNCIAS POR ASPECTOS NEGATIVOS DA PROFISSÃO DOCENTE, RAZÃO PELA QUAL SE MANTÉM O DESPRESTÍGIO NA ÁREA. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A HIPÓTESE INICIAL A PARTIR DE DADOS DESCRITOS E ANALISADOS SOBRE ALGUMAS CARACTERIZAÇÕES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À IDADE, MORADIA, MANUTENÇÃO DOS ESTUDOS, ASSIM COMO EM CINCO CHAVES DE ANÁLISE QUE AGRUPARAM AS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA NAS SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS; AS ATIVIDADES FORA DE TAIS AMBIENTES; REFERÊNCIAS AO CURRÍCULO E À FUNÇÃO DOCENTE; INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E SUAS ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR DIVERSIFICADAS PRÁTICAS POR MEIO DAS QUAIS ALUNOS E PROFESSORES VEICULAM VALORES, NORMAS COSTUMES, EXPECTATIVAS E DOMÍNIO DE CAMPOS DE SABER E DE ATIVIDADES.
Descrição: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1223
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf673.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador