Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMARIN, Alda Junqueirapt_BR
dc.contributor.authorFURLAN, Elaine Gomes Matheuspt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:29Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:29Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1223-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO APRESENTA PESQUISA DE NATUREZA EMPÍRICA REALIZADA EM 2003. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDE ALGUNS ASPECTOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CULTURA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNESP DE ARARAQUARA. BASEANDO-SE EM ESTUDOS RECENTES E REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM QUESTÕES RELACIONADAS À CULTURA ESCOLAR E CULTURA ESTUDANTIL, COMO BOURDIEU (1975), BECKER E GEER (1997), PÉREZ GÓMEZ (1998), VIÑAO FRAGO (1998) E JULIA (2001) ENTRE OUTROS, FIRMOU-SE HIPÓTESE INICIAL VOLTADA PARA A IDÉIA DE QUE A ABSORÇÃO DA CULTURA DO CURSO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE OCORRE NÃO APENAS EM SUAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM EM AMBIENTES EXTERNOS AOS CURRICULARES, COMO PÁTIOS, CORREDORES, CANTINA, BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, E TAMBÉM DURANTE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, POR EXEMPLO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EMPRESA JÚNIOR, DIRETÓRIO ACADÊMICO, ENTRE OUTRAS, ONDE QUESTÕES VOLTADAS A TAL FORMAÇÃO PODERIAM SER TRATADAS COM FREQÜÊNCIA E GERALMENTE SOFRER INFLUÊNCIAS POR ASPECTOS NEGATIVOS DA PROFISSÃO DOCENTE, RAZÃO PELA QUAL SE MANTÉM O DESPRESTÍGIO NA ÁREA. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A HIPÓTESE INICIAL A PARTIR DE DADOS DESCRITOS E ANALISADOS SOBRE ALGUMAS CARACTERIZAÇÕES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À IDADE, MORADIA, MANUTENÇÃO DOS ESTUDOS, ASSIM COMO EM CINCO CHAVES DE ANÁLISE QUE AGRUPARAM AS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA NAS SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS; AS ATIVIDADES FORA DE TAIS AMBIENTES; REFERÊNCIAS AO CURRÍCULO E À FUNÇÃO DOCENTE; INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E SUAS ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR DIVERSIFICADAS PRÁTICAS POR MEIO DAS QUAIS ALUNOS E PROFESSORES VEICULAM VALORES, NORMAS COSTUMES, EXPECTATIVAS E DOMÍNIO DE CAMPOS DE SABER E DE ATIVIDADES.pt_BR
dc.format.extent689481 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectLICENCIATURApt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO DOCENTEpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleA CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DANDO VOZ AOS ALUNOSpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf673.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools