Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1223
Title: A CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DANDO VOZ AOS ALUNOS
Authors: MARIN, Alda Junqueira
FURLAN, Elaine Gomes Matheus
Keywords: LICENCIATURA;FORMAÇÃO DOCENTE;ALUNOS
Issue Date: 2004
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PESQUISA DE NATUREZA EMPÍRICA REALIZADA EM 2003. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDE ALGUNS ASPECTOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CULTURA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNESP DE ARARAQUARA. BASEANDO-SE EM ESTUDOS RECENTES E REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM QUESTÕES RELACIONADAS À CULTURA ESCOLAR E CULTURA ESTUDANTIL, COMO BOURDIEU (1975), BECKER E GEER (1997), PÉREZ GÓMEZ (1998), VIÑAO FRAGO (1998) E JULIA (2001) ENTRE OUTROS, FIRMOU-SE HIPÓTESE INICIAL VOLTADA PARA A IDÉIA DE QUE A ABSORÇÃO DA CULTURA DO CURSO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE OCORRE NÃO APENAS EM SUAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM EM AMBIENTES EXTERNOS AOS CURRICULARES, COMO PÁTIOS, CORREDORES, CANTINA, BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, E TAMBÉM DURANTE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, POR EXEMPLO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EMPRESA JÚNIOR, DIRETÓRIO ACADÊMICO, ENTRE OUTRAS, ONDE QUESTÕES VOLTADAS A TAL FORMAÇÃO PODERIAM SER TRATADAS COM FREQÜÊNCIA E GERALMENTE SOFRER INFLUÊNCIAS POR ASPECTOS NEGATIVOS DA PROFISSÃO DOCENTE, RAZÃO PELA QUAL SE MANTÉM O DESPRESTÍGIO NA ÁREA. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A HIPÓTESE INICIAL A PARTIR DE DADOS DESCRITOS E ANALISADOS SOBRE ALGUMAS CARACTERIZAÇÕES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À IDADE, MORADIA, MANUTENÇÃO DOS ESTUDOS, ASSIM COMO EM CINCO CHAVES DE ANÁLISE QUE AGRUPARAM AS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA NAS SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS; AS ATIVIDADES FORA DE TAIS AMBIENTES; REFERÊNCIAS AO CURRÍCULO E À FUNÇÃO DOCENTE; INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E SUAS ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR DIVERSIFICADAS PRÁTICAS POR MEIO DAS QUAIS ALUNOS E PROFESSORES VEICULAM VALORES, NORMAS COSTUMES, EXPECTATIVAS E DOMÍNIO DE CAMPOS DE SABER E DE ATIVIDADES.
Description: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1223
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf673.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools