Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1205
Título: "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO"
Autor(es): PEREIRA, Elisabete Monteiro De Aguiar
BRIDI, Jamile Cristina Ajub
Palavras-chave: UNIVERSIDADE;PESQUISA;INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumo: ESTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER O PAPEL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO GLOBAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE DADOS COLETADOS JUNTO A ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPAVAM DE ALGUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP E ANALISADOS SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE PARA OS ESTUDANTES O MAIOR BENEFÍCIO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SE REFERE À POSSIBILIDADE DE OBTER UMA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL QUE LHES GARANTAM UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO PARTICIPAM DE PROGRAMAS DESTA NATUREZA. OBSERVOU-SE TAMBÉM, QUE OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTÃO, DE MODO GERAL, RESPONDENDO ÀS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS E PROPORCIONANDO AOS MESMOS GRANDES MOMENTOS DE SATISFAÇÕES. QUANTO ÀS DECEPÇÕES ENCONTRADAS ALGUNS ALUNOS REFERIRAM-SE À FALTA DE UMA ORIENTAÇÃO MAIS PRESENTE. OS PROFESSORES TAMBÉM ACREDITAM NOS BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ALUNO DE GRADUAÇÃO, PORÉM RECONHECEM SÃO RESTRITOS AOS MAIS PROMISSORES DA UNIVERSIDADE.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1205
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf346.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador