Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1205
Título : "A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO"
Autor : PEREIRA, Elisabete Monteiro De Aguiar
BRIDI, Jamile Cristina Ajub
Palabras clave : UNIVERSIDADE;PESQUISA;INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumen : ESTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER O PAPEL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO GLOBAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE DADOS COLETADOS JUNTO A ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPAVAM DE ALGUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP E ANALISADOS SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE PARA OS ESTUDANTES O MAIOR BENEFÍCIO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SE REFERE À POSSIBILIDADE DE OBTER UMA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL QUE LHES GARANTAM UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO PARTICIPAM DE PROGRAMAS DESTA NATUREZA. OBSERVOU-SE TAMBÉM, QUE OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTÃO, DE MODO GERAL, RESPONDENDO ÀS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS E PROPORCIONANDO AOS MESMOS GRANDES MOMENTOS DE SATISFAÇÕES. QUANTO ÀS DECEPÇÕES ENCONTRADAS ALGUNS ALUNOS REFERIRAM-SE À FALTA DE UMA ORIENTAÇÃO MAIS PRESENTE. OS PROFESSORES TAMBÉM ACREDITAM NOS BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ALUNO DE GRADUAÇÃO, PORÉM RECONHECEM SÃO RESTRITOS AOS MAIS PROMISSORES DA UNIVERSIDADE.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1205
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf346.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador