Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1200
Título: FREQÜENCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Autor(es): MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes Da Silva
TEBECHRANI, Elione Andrade Camara
Palavras-chave: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS;SALA DE AULA;UNIVERSIDADE
Data do documento: 1999
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Resumo: ESTE TRABALHO INVESTIGOU JUNTO A ESTUDANTES INGRESSANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA E SEUS PROFESSORES OS MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE A ESTAR PRESENTE/AUSENTE DA SALA DE AULA; A NECESSIDADE OU NÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA EM SALA DE AULA; A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RESPOSTAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES E SUAS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM IDENTIFICADAS AS CATEGORIAS: VARIÁVEIS LIGADAS AO ALUNO; AO PROFESSOR; A AULA; A INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS; AOS CONCORRENTES EXTERNOS; A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E AS NORMAS INSTITUCIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE ESTUDANTES E PROFESSORES, CENTRALIZAM EM ASPECTOS DO ALUNO AS JUSTIFICATIVAS PARA AS SUAS RESPOSTAS, SEGUIDA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. QUANTO ÀS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, PARA O ALUNO GÊNERO E IDADE SÃO AS QUE MAIS DISCRIMINAM DIFERENÇAS NAS RESPOSTAS, PARA OS PROFESSORES SÃO AS VOLTADAS A SUA FORMAÇÃO. ESSES RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO NO EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA, AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA.
Descrição: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1200
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf671.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador