Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1200
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes Da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTEBECHRANI, Elione Andrade Camarapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:24Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:24Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1200-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMPpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO INVESTIGOU JUNTO A ESTUDANTES INGRESSANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA E SEUS PROFESSORES OS MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE A ESTAR PRESENTE/AUSENTE DA SALA DE AULA; A NECESSIDADE OU NÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA EM SALA DE AULA; A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RESPOSTAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES E SUAS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM IDENTIFICADAS AS CATEGORIAS: VARIÁVEIS LIGADAS AO ALUNO; AO PROFESSOR; A AULA; A INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS; AOS CONCORRENTES EXTERNOS; A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E AS NORMAS INSTITUCIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE ESTUDANTES E PROFESSORES, CENTRALIZAM EM ASPECTOS DO ALUNO AS JUSTIFICATIVAS PARA AS SUAS RESPOSTAS, SEGUIDA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. QUANTO ÀS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, PARA O ALUNO GÊNERO E IDADE SÃO AS QUE MAIS DISCRIMINAM DIFERENÇAS NAS RESPOSTAS, PARA OS PROFESSORES SÃO AS VOLTADAS A SUA FORMAÇÃO. ESSES RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO NO EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA, AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA.pt_BR
dc.format.extent687823 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.subjectESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subjectSALA DE AULApt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleFREQÜENCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf671.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools