Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1140
Título : POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO TECNOLÓGO: UM ESTUDO REALIZADO EM UM CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Autor : OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro
AMARAL, Claúdia Tavares Do
Palabras clave : FORMAÇÃO PROFISSIONAL;ENSINO SUPERIOR;TECNÓLOGO
Fecha de publicación : 2006
Editorial : PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Resumen : ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESPECIALMENTE, AS REFERENTES À FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO E SEUS EFETIVOS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL. INICIA-SE, FAZENDO UMA BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS NO PAÍS, A FIM DE VIABILIZAR A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS, EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL, VINCULADO A UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE BELO HORIZONTE, AQUI DENOMINADA ?CENTRO UNIVERSITÁRIO TECNOLÓGICO HÉLIO AMARAL?. NA INVESTIGAÇÃO FEITA, PROCUROU-SE AVALIAR O CURSO NOS SEUS ASPECTOS INFRA-ESTRUTURAIS, ORGANIZACIONAIS, CURRICULARES E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR / ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS (ALUNOS E PROFESSORES) SOBRE O CURSO PESQUISADO. METODOLOGICAMENTE, PROCEDEU-SE À REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO QUE LANÇOU MÃO DE INSTRUMENTOS QUALITATIVOS (ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA) E, TAMBÉM, DE UM QUESTIONÁRIO, ESTABELECENDO-SE, ASSIM, UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A QUANTITATIVA. OS DADOS QUANTITATIVOS FORAM USADOS PARA IDENTIFICAR TANTO O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO, QUANTO OS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A INGRESSAR NO MESMO, BEM COMO SUAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. NO DESENHO DO PERFIL DO ALUNO, PÔDE-SE IDENTIFICAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS: A MAIORIA PERTENCE AO SEXO MASCULINO; POSSUI IDADE ENTRE 21 E 40 ANOS; É CASADO; POSSUI FILHOS; RECEBE UM SALÁRIO MENSAL QUE OSCILA ENTRE R$ 500,00 E R$ 2.000,00; PAGA SUAS MENSALIDADES COM RECURSOS PRÓPRIOS; É EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA; USA TRANSPORTE COLETIVO; ESTÁ INSERIDO NO MERCADO DE TRABALHO; POSSUI COMPUTADOR PESSOAL; É USUÁRIO HABITUAL DA INTERNET E PRETENDE FAZER CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. OS OUTROS DADOS COLETADOS INDICARAM QUE: O CORPO DOCENTE É TITULADO, QUALIFICADO E TEM GRANDE EXPERIÊNCIA, NO CAMPO EMPRESARIAL; A INFRA-ESTRUTURA DO CURSO, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS SÃO ADEQUADOS; A MATRIZ CURRICULAR FOI CONSIDERADA, PELA MAIORIA DOS ALUNOS, COMO SATISFATÓRIA. O ADENTRAMENTO DOS ALUNOS NO CURSO PESQUISADO SE DÁ, SOBRETUDO, PELO FATO DA MENSALIDADE SER MAIS ACESSÍVEL, DE ELE TER ?DURAÇÃO REDUZIDA? E SER MAIS DIRECIONADO PARA O MERCADO DE TRABALHO. FINALMENTE, PODE-SE AFIRMAR QUE O CURSO INVESTIGADO BUSCA MINISTRAR UM ENSINO DE QUALIDADE, SINTONIZADO COM AS ESPECIFICIDADES DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS E COM AS DEMANDAS DO MERCADO.
Descripción : PUC MINAS
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1140
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Jovens Universitários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador