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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiropt_BR
dc.contributor.authorAMARAL, Claúdia Tavares Dopt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:12Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:12Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1140-
dc.descriptionPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo analisar as políticas públicas para a educação profissional, especialmente as referentes à formação do tecnólogo e seus efetivos desdobramentos no âmbito de um curso superior de tecnologia em gestão empresarial. Inicia-se fazendo uma breve retrospectiva histórica da educação profissional e dos cursos de formação de tecnólogos no país, a fim de viabilizar a compreensão da formação de tecnólogos, em um curso superior de tecnologia em gestão empresarial, vinculado a uma instituição privada de Belo Horizonte, aqui denominada "Centro Universitário Tecnológico Hélio Amaral". Na investigação feita, procurou-se avaliar o curso nos seus aspectos infra-estruturais, organizacionais, curriculares e didático-pedagógicos. Além disso, buscou-se identificar/analisar as percepções dos sujeitos (alunos e professores) sobre o curso pesquisado. Metodologicamente, procedeu-se à realização de um estudo de caso que lançou mão de instrumentos qualitativos (análise documental e entrevista semiestruturada) e, também, de um questionário, estabelecendo-se, assim, uma interlocução entre a investigação qualitativa e a quantitativa. Os dados quantitativos foram usados para identificar tanto o perfil dos alunos do curso quanto os motivos que os levaram a ingressar no mesmo, bem como suas expectativas profissionais. No desenho do perfil do aluno, pôde-se identificar algumas características: a maioria pertence ao sexo masculino; possui idade entre 21 e 40 anos; é casado; possui filhos; recebe um salário mensal que oscila entre R$ 500,00 e R$ 2.000,00; paga suas mensalidades com recursos próprios; é egresso de escola pública; usa transporte coletivo; está inserido no mercado de trabalho; possui computador pessoal; é usuário habitual da internet e pretende fazer cursos de pós-graduação. Os outros dados coletados indicaram que: o corpo docente é titulado, qualificado e tem grande experiência no campo empresarial; a infra-estrutura do curso, os recursos tecnológicos e materiais são adequados; a matriz curricular foi considerada, pela maioria dos alunos, como satisfatória. O adentramento dos alunos no curso pesquisado se dá, sobretudo, pelo fato da mensalidade ser mais acessível, de ele ter "duração reduzida" e ser mais direcionado para o mercado de trabalho. Finalmente, pode-se afirmar que o curso investigado busca ministrar um ensino de qualidade, sintonizado com as especificidades da formação de tecnólogos e com as demandas do mercado.pt_BR
dc.format.extent1154986 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectTECNÓLOGOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titlePolíticas para a formação do tecnólogo: um estudo realizado em um curso de gestão empresarialpt_BR
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