Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1125
Título : | TRABALHADORES-ESTUDANTES: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA RELAÇÃO ESTUDO TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NOTURNO |
Autor : | SCHMIDT, Ivone Tambelli GUIMARÃES, Maria Gertrudes Gonçalves De Souza |
Palabras clave : | ESTUDANTES;ENSINO SUPERIOR;ENSINO NOTURNO;TRABALHADORES |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA |
Resumen : | Investiga o contexto atual das relações entre trabalho e ensino superior noturno, procurando identificar como se situa o trabalhador-estudante neste contexto. Para a coleta de dados utiliza a pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório com sujeitos concretos. No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno, aponta as seguintes constatações: a) no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo; b) exige-se do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla; c) o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigativo, constatou que: a) quando este desejar estudar, é levado a buscar o ensino pago; b) para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo; c) o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e finaceira, realização e valorização; d) as escolhas, da instituição e do curso são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade; e) o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui que: o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e exigência de maior qualificação; o ensino superior brasileiro continua discriminatório; o ensino superior aumenta as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora; a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania. |
Descripción : | Rede de Bibliotecas da Unoeste |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1125 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Jovens Universitários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 914.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador