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dc.contributor.advisorSCHMIDT, Ivone Tambellipt_BR
dc.contributor.authorGUIMARÃES, Maria Gertrudes Gonçalves De Souzapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:10Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1125-
dc.descriptionRede de Bibliotecas da Unoestept_BR
dc.description.abstractInvestiga o contexto atual das relações entre trabalho e ensino superior noturno, procurando identificar como se situa o trabalhador-estudante neste contexto. Para a coleta de dados utiliza a pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório com sujeitos concretos. No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno, aponta as seguintes constatações: a) no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo; b) exige-se do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla; c) o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigativo, constatou que: a) quando este desejar estudar, é levado a buscar o ensino pago; b) para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo; c) o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e finaceira, realização e valorização; d) as escolhas, da instituição e do curso são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade; e) o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui que: o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e exigência de maior qualificação; o ensino superior brasileiro continua discriminatório; o ensino superior aumenta as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora; a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania.pt_BR
dc.format.extent935955 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTApt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectENSINO NOTURNOpt_BR
dc.subjectTRABALHADORESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleTRABALHADORES-ESTUDANTES: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA RELAÇÃO ESTUDO TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NOTURNOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

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