Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1119
Título: O AGIR COMUNICATIVO EM HABERMAS E O DISCURSO DOCENTE NAS VOZES DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): GUIDO, Humberto Aparecido De Oliveira
RAIMANN, Ari
Palavras-chave: ENSINO NOTURNO;ENSINO SUPERIOR;TRABALHO DOCENTE;ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Data do documento: 2003
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Resumo: ESTA DISSERTAÇÃO ESTÁ INSERIDA NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO, NA LINHA DE PESQUISA DEDICADA À HISTÓRIA DAS IDÉIAS EDUCACIONAIS. TENDO COMO BASE TEÓRICA O AGIR COMUNICATIVO DE JÜRGEN HABERMAS, E FOCADO NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO, ESTE TRABALHO BUSCA COMPREENDER, A PARTIR DAS VOZES DISCENTES, COMO SE DÁ A PRÁXIS DOCENTE E EM QUE MEDIDA ESTA PRÁTICA INTERFERE NA VIDA DO ALUNADO. COMO OBJETIVO NÃO MENOS RELEVANTE, BUSCA VERIFICAR SE A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR NOTURNO TEM PROMOVIDO AVANÇO PARADIGMÁTICO OU FORTALECIDO O STATUS QUO DA EDUCAÇÃO.EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ALÉM DA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA, ESTE TRABALHO EXIGIU A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO JUNTO A 253 ALUNOS DOS DOIS ÚLTIMOS PERÍODOS DE SEIS CURSOS NOTURNOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO ESTADO DE GOIÁS. OS RESULTADOS APONTAM PARA AVANÇOS ANIMADORES DA PRÁXIS DOCENTE NA DIREÇÃO DOS PRESSUPOSTOS DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO.
Descrição: UFU - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1119
Outros identificadores: Mestrado
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf456.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador