Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1028
Título : | O PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) E O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR AVALIATIVO |
Autor : | PEREIRA, Maria Zuleide Da Costa SOUZA, Maria Elizabete Costa De |
Palabras clave : | PETI;TRABALHO INFANTIL E SUCESSO ESCOLAR |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA |
Resumen : | ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO O DE ANALISAR O IMPACTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, EM JOÃO PESSOA (PB), CONSIDERANDO QUE O REFERIDO PROGRAMA, COMO UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM SUAS INTENÇÕES PROCLAMADAS, VISA A PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS ORIUNDOS DO TRABALHO INFANTIL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE AUTORES COMO: PATTO (1993), SPOSATI (1990), FERREIRA (2004), MOYSÉS E LIMA (1982), COLLARES (1994), MARCHESI E PÉREZ (2004). A PESQUISA REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, NO CONDOMÍNIO ESPERANÇA E NA SECRETARIA DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL (SETRAPS). A COLETA DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE DOCUMENTOS E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES, ALUNOS, MÃES, ALÉM DA COORDENADORA DO PROGRAMA. O SUCESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS DOS SETORES POPULARES CONSTITUI UM DOS MAIORES DESAFIOS À ESCOLA PÚBLICA NA ATUALIDADE. ISTO PORQUE, EMBORA A POLÍTICA EDUCACIONAL TENHA PROGRAMADO O ACESSO DE TODOS À ESCOLA, O FRACASSO ESCOLAR É UMA CONSTANTE QUE VEM DESAFIANDO POR VARIAS DÉCADAS O MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. NO TOCANTE AO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, SUJEITOS DA NOSSA PESQUISA, O ESTUDO CONSTATOU QUE O PETI, COMO POLÍTICA SOCIAL DE PROMOÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR, NÃO LHES PROMOVEU, EFETIVAMENTE, O SUCESSO ESCOLAR. COMPROVOU AINDA QUE O GRANDE ÊXITO DO PROGRAMA É A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA, EMBORA ISSO ACONTEÇA APENAS ENQUANTO DURA O BENEFICIO. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E DO PPGE |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1028 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 958.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador