Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1028
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Maria Zuleide Da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | SOUZA, Maria Elizabete Costa De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PB | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:45:03Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:45:03Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1028 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB E DO PPGE | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO O DE ANALISAR O IMPACTO DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, EM JOÃO PESSOA (PB), CONSIDERANDO QUE O REFERIDO PROGRAMA, COMO UMA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, EM SUAS INTENÇÕES PROCLAMADAS, VISA A PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS ORIUNDOS DO TRABALHO INFANTIL. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA PAUTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE AUTORES COMO: PATTO (1993), SPOSATI (1990), FERREIRA (2004), MOYSÉS E LIMA (1982), COLLARES (1994), MARCHESI E PÉREZ (2004). A PESQUISA REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA, NO CONDOMÍNIO ESPERANÇA E NA SECRETARIA DE TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL (SETRAPS). A COLETA DOS DADOS FOI FEITA A PARTIR DE DOCUMENTOS E DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES, ALUNOS, MÃES, ALÉM DA COORDENADORA DO PROGRAMA. O SUCESSO ESCOLAR DE CRIANÇAS DOS SETORES POPULARES CONSTITUI UM DOS MAIORES DESAFIOS À ESCOLA PÚBLICA NA ATUALIDADE. ISTO PORQUE, EMBORA A POLÍTICA EDUCACIONAL TENHA PROGRAMADO O ACESSO DE TODOS À ESCOLA, O FRACASSO ESCOLAR É UMA CONSTANTE QUE VEM DESAFIANDO POR VARIAS DÉCADAS O MOVIMENTO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. NO TOCANTE AO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CONDOMÍNIO ESPERANÇA, SUJEITOS DA NOSSA PESQUISA, O ESTUDO CONSTATOU QUE O PETI, COMO POLÍTICA SOCIAL DE PROMOÇÃO DE SUCESSO ESCOLAR, NÃO LHES PROMOVEU, EFETIVAMENTE, O SUCESSO ESCOLAR. COMPROVOU AINDA QUE O GRANDE ÊXITO DO PROGRAMA É A PERMANÊNCIA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA, EMBORA ISSO ACONTEÇA APENAS ENQUANTO DURA O BENEFICIO. | pt_BR |
dc.format.extent | 981366 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA | pt_BR |
dc.subject | PETI | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO INFANTIL E SUCESSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E TRABALHO | pt_BR |
dc.title | O PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) E O DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM OLHAR AVALIATIVO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools