DSpace Repository

A ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS

Show simple item record

dc.contributor.advisor BECKER, Fernando pt_BR
dc.contributor.author PENTEADO, Clea pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:22Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:22Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/994
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UM ESTUDO DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM NA ESCOLA COM A INTENÇÃO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCAMOS REVELAR O QUE PENSAM, O QUE MEXE COM SUA SENSIBILIDADE, ENFIM, COMO VÊEM O MUNDO. PARA ISSO, FAZEMOS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL, E UM APANHADO HISTÓRICO DO SENTIDO DO TERMO ESTÉTICA, COMO FORMA DE SITUAR NOSSO TRABALHO. INCLUÍMOS TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE ENVOLVE NÃO SÓ A ESTÉTICA E A ARTE, MAS TAMBÉM A EDUCADORA E SUAS CONSTRUÇÕES, RELACIONADAS A SUAS VIVÊNCIAS, PROCESSOS DE FORMAÇÃO, E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA ESCOLA. CONSTITUI-SE ASSIM UMA DIALÉTICA QUE ENVOLVE A REALIDADE PESQUISADA, A PESQUISADORA E AS TEORIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PIAGET PERMEIAM O TEXTO, ALIADOS A UMA CONCEPÇÃO SOCIALIZADORA DA ARTE, NO SENTIDO DE ENTENDER E AFIRMAR OS PROCESSOS CRIATIVOS COMO POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDOS POR TODOS OS HOMENS E MULHERES. A APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS MOSTRA-SE, ATRAVÉS DA ESCOLHA DE IMAGENS, QUE, QUANDO ANALISADAS, NOS SURPREENDEM, POIS NOS REVELAM UM OLHAR VOLTADO À REALIDADE E UMA APRECIAÇÃO SENSÍVEL, HUMANA E PROFUNDAMENTE ÉTICA, UMA REALIDADE DIFERENTE DAS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS AO INICIAR ESTE TRABALHO. pt_BR
dc.format.extent 3730811 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL pt_BR
dc.subject ARTES pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject APRECIAÇÃO ESTÉTICA pt_BR
dc.subject JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context