DSpace Repository

ALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS

Show simple item record

dc.contributor.advisor VILELA, Rita Amélia Teixeira pt_BR
dc.contributor.author SALOMON, Maria Luisa De Oliveira pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:21Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:21Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/991
dc.description PUC-MINAS pt_BR
dc.description.abstract NESTE TRABALHO SÃO EXAMINADAS AS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR, ESTATISTICAMENTE IMPROVÁVEL, DE JOVENS SEM DISTÚRBIOS COGNITIVOS PROVENIENTES DE MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS. NO CONTEXTO DESTA INVESTIGAÇÃO, O FRACASSO ESCOLAR É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO ATIVADO PELA ESCOLA, QUE INCLUI REPROVAR, AVALIAR NEGATIVAMENTE, RECUSAR, OU ATÉ MESMO EXPULSAR O ALUNO, SEJA POR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SEJA POR PROBLEMAS DE CONDUTA. DESVIAR O FOCO - DO ALUNO PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER ESSE FRACASSO; A RELAÇÃO FAMÍLIA- FILHO E SUAS INTERAÇÕES COM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO ESPECIFICAMENTE ENFOCADAS. OS DADOS EXPERIMENTAIS DA PESQUISA DE CAMPO FORAM EXTRAÍDOS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ JOVENS E SUAS FAMÍLIAS E FORAM ELABORADOS NAQUELA PERSPECTIVA DE INTERDEPENDENCIA DE FATORES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE BERNARD LAHIRE ( 1997), QUE BASEIA-SE EM NORBERT ELIAS (1985) OS TRAÇOS PERTINENTES DE UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DEVEM SER ENTENDIDOS COMO COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRAÇOS GERAIS PRODUZINDO CONFIGURAÇÕES SINGULARES.. PRIMEIRAMENTE FORAM ESTABELECIDAS CATEGORIAS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITASSEM O DIÁLOGO COM OS CASOS. ENTRE ESSAS CATEGORIAS ESTÃO: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLARIDADE DE NÍVEL SUPERIOR PELA FAMÍLIA E POR SEUS FILHOS, EM PARTICULAR; SEUS SONHOS, IDEAIS E PROJETOS; OS MODOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO FAMILIAR; A ORDEM MORAL DOMÉSTICA; AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FAMILIARES E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.ENTRE AS VÁRIAS REFLEXÕES E HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DO MATERIAL, DISCUTE-SE O PAPEL DA DESCONTINUIDADE LAR- ESCOLA, E DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DISSONANTES, NA PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR. pt_BR
dc.format.extent 1373956 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject FRACASSO ESCOLAR pt_BR
dc.subject SOCIALIZAÇÃO pt_BR
dc.subject FAMÍLIA pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - sucesso e fracasso escolares pt_BR
dc.title ALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context