Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | VILELA, Rita Amélia Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | SALOMON, Maria Luisa De Oliveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:21Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:21Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/991 | |
dc.description | PUC-MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | NESTE TRABALHO SÃO EXAMINADAS AS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR, ESTATISTICAMENTE IMPROVÁVEL, DE JOVENS SEM DISTÚRBIOS COGNITIVOS PROVENIENTES DE MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS. NO CONTEXTO DESTA INVESTIGAÇÃO, O FRACASSO ESCOLAR É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO ATIVADO PELA ESCOLA, QUE INCLUI REPROVAR, AVALIAR NEGATIVAMENTE, RECUSAR, OU ATÉ MESMO EXPULSAR O ALUNO, SEJA POR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SEJA POR PROBLEMAS DE CONDUTA. DESVIAR O FOCO - DO ALUNO PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER ESSE FRACASSO; A RELAÇÃO FAMÍLIA- FILHO E SUAS INTERAÇÕES COM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO ESPECIFICAMENTE ENFOCADAS. OS DADOS EXPERIMENTAIS DA PESQUISA DE CAMPO FORAM EXTRAÍDOS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ JOVENS E SUAS FAMÍLIAS E FORAM ELABORADOS NAQUELA PERSPECTIVA DE INTERDEPENDENCIA DE FATORES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE BERNARD LAHIRE ( 1997), QUE BASEIA-SE EM NORBERT ELIAS (1985) OS TRAÇOS PERTINENTES DE UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DEVEM SER ENTENDIDOS COMO COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRAÇOS GERAIS PRODUZINDO CONFIGURAÇÕES SINGULARES.. PRIMEIRAMENTE FORAM ESTABELECIDAS CATEGORIAS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITASSEM O DIÁLOGO COM OS CASOS. ENTRE ESSAS CATEGORIAS ESTÃO: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLARIDADE DE NÍVEL SUPERIOR PELA FAMÍLIA E POR SEUS FILHOS, EM PARTICULAR; SEUS SONHOS, IDEAIS E PROJETOS; OS MODOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO FAMILIAR; A ORDEM MORAL DOMÉSTICA; AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FAMILIARES E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.ENTRE AS VÁRIAS REFLEXÕES E HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DO MATERIAL, DISCUTE-SE O PAPEL DA DESCONTINUIDADE LAR- ESCOLA, E DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DISSONANTES, NA PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR. | pt_BR |
dc.format.extent | 1373956 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | FRACASSO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | SOCIALIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | FAMÍLIA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - sucesso e fracasso escolares | pt_BR |
dc.title | ALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS | pt_BR |