Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SOUSA, Janice Tirelli Ponte De | pt_BR |
dc.contributor.author | BRUM, Dalva Marisa Ribas | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:20Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:20Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/986 | |
dc.description | UFSC | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS REFERENTES ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, CLASSE E ETNIA PRESENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, E NA CULTURA ESCOLAR COTIDIANA QUE EVIDENCIAM ELEMENTOS ORIENTADORES DE UMA POLÍTICA CULTURAL QUE REFORÇAM AS DIFERENÇAS APONTADAS COMO OBJETO CENTRAL DESSA INVESTIGAÇÃO E TRAGAM À LUZ AS PRÁTICAS SOCIAIS ESCOLARES QUE REFORÇAM PRECONCEITOS E CONDUZEM A DISCRIMINAÇÕES. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS DA ESCOLA EM ESTUDO. A DISCUSSÃO TEÓRICA APRESENTOU-SE COMO UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS, NA QUAL O PENSAMENTO DOS AUTORES TOMÁZ TADEU DA SILVA E HENRY GIROUX ESTABELECERAM- SE COMO EIXO CENTRAL DA DISCUSSÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE JUVENIL EM TRANSFORMAÇÃO, NA QUAL A ESCOLA COMO ESPAÇO PRODUTOR DE SIGNIFICADOS TEM, POR UM LADO, REPRODUZIDO DISCURSOS E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, MAS POR OUTRO LADO, APRESENTA ALGUMAS RESISTÊNCIAS E CAMINHOS QUE APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA NO QUE SE REFERE A GÊNERO, CLASSE E ETNIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 903225 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | CULTURA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | CURRÍCULO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | EXPRESSÕES JUVENIS NA CULTURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA | pt_BR |