Repositorio Dspace

A PASSAGEM DO 2º PARA O 3º CICLO NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL CEARENSE - O TELENSINO NO COTIDIANO DA CULTURA DISCENTE

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor BODIAO, Idevaldo Da Silva pt_BR
dc.contributor.author FORTES, Maria Auxiliadora Soares pt_BR
dc.coverage.spatial CE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:19Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/980
dc.description HUMANIDADES/UFC pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO INVESTIGOU A PASSAGEM DOS ALUNOS DO 2º PARA O 3º CICLO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL, EM FORTALEZA. ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESVELAR OS ELEMENTOS EXISTENTES NA REFERIDA PASSAGEM, BEM COMO NA INSERÇÃO DESSES ATORES SOCIAIS NO SISTEMA DE TELENSINO. A ABORDAGEM TEÓRICXA ENCONTROU SUPORTE EM DIAS-DA-SILVA (1977) QUE TRATA A PASSAGEM DA 4ª PARA A 5ª SÉRIE COMO UMA RUPTURA. MCLAREN (1977), GIROUX (1987), MOREIRA E SILVA (1994), DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM A DIMENSÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE POLÍTICA CULTURAL. HABERMAS (1989) CONTRIBUI NAS REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR QUE DE UM LADO ENFOCA A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL, DO MUNDO SISTÊMICO E, POR OUTRO LADO, PROPÕE A RACIONALIDADE INTERATIVA DO MUNDO VIVIDO. A METODOLOGIA EMPREGADA ENGLOBA UIM ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO PARA ACESSAR O COTIDIANO ESCOLAR, DELINEADO COM BASE EM OBSERVAÇÕES, CONVERSAS INFORMAIS, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS INFORMATIVOS. AS CONCLUSÕES APONTAM QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O 2º E O 3º CICLO, BEM COMO ENTRE AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO - CONVENCIONAL E TELENSINO - É MARCADA PARA OS ESTUDANTES, APESAR DE TRATAR-SE DE UM PROCESSO NATURALIZADO PELA ESCOLA, POR ANGÚSTIAS, MEDOS, CONFLITOS E INSATISFAÇÕES. pt_BR
dc.format.extent 1146048 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ pt_BR
dc.subject CURRÍCULO ESCOLAR pt_BR
dc.subject TELENSINO pt_BR
dc.subject ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos pt_BR
dc.title A PASSAGEM DO 2º PARA O 3º CICLO NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL CEARENSE - O TELENSINO NO COTIDIANO DA CULTURA DISCENTE pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto