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O PRESENTE TRABALHO INVESTIGOU A PASSAGEM DOS ALUNOS DO 2º PARA O 3º CICLO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL, EM FORTALEZA. ESSE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO DESVELAR OS ELEMENTOS EXISTENTES NA REFERIDA PASSAGEM, BEM COMO NA INSERÇÃO DESSES ATORES SOCIAIS NO SISTEMA DE TELENSINO. A ABORDAGEM TEÓRICXA ENCONTROU SUPORTE EM DIAS-DA-SILVA (1977) QUE TRATA A PASSAGEM DA 4ª PARA A 5ª SÉRIE COMO UMA RUPTURA. MCLAREN (1977), GIROUX (1987), MOREIRA E SILVA (1994), DENTRE OUTROS, QUE DISCUTEM A DIMENSÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DE POLÍTICA CULTURAL. HABERMAS (1989) CONTRIBUI NAS REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR QUE DE UM LADO ENFOCA A RACIONALIDADE INSTRUMENTAL, DO MUNDO SISTÊMICO E, POR OUTRO LADO, PROPÕE A RACIONALIDADE INTERATIVA DO MUNDO VIVIDO. A METODOLOGIA EMPREGADA ENGLOBA UIM ESTUDO DO TIPO ETNOGRÁFICO PARA ACESSAR O COTIDIANO ESCOLAR, DELINEADO COM BASE EM OBSERVAÇÕES, CONVERSAS INFORMAIS, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, CADERNO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, ANÁLISE DOCUMENTAL E QUESTIONÁRIOS INFORMATIVOS. AS CONCLUSÕES APONTAM QUE A TRANSIÇÃO ENTRE O 2º E O 3º CICLO, BEM COMO ENTRE AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO - CONVENCIONAL E TELENSINO - É MARCADA PARA OS ESTUDANTES, APESAR DE TRATAR-SE DE UM PROCESSO NATURALIZADO PELA ESCOLA, POR ANGÚSTIAS, MEDOS, CONFLITOS E INSATISFAÇÕES. |
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