DSpace/Manakin Repository

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira pt_BR
dc.contributor.author OLIVEIRA, érika Cecília Soares pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.issued 2001 pt_BR
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/976
dc.description UNESP - CÂMPUS DE BAURU pt_BR
dc.description.abstract SENDO A ESCOLA UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DO SABER, É FREQÜENTEMENTE UM LOCAL ONDE O ESTUDANTE PODE RECEBER E TROCAR INFORMAÇÕES. NO QUE SE REFERE AO DENOMINADO "SABER CLÁSSICO" COMO TAMBÉM AOS TEMAS TRANSVERSAIS, A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É ESSENCIAL PARA QUE O SABER POSSA SER GERADOR DE CONHECIMENTOS E FORMADOR DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS. A VIOLÊNCIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É UM FENÔMENO QUE VEM TOMANDO GRANDES PROPORÇÕES, ALARMANDO A SOCIEDADE EM GERAL, E A FAMÍLIA E ESCOLA, EM PARTICULAR. A EXTERIORIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA PODE SER CONCEBIDA COMO UM SINTOMA DE UMA SOCIEDADE QUE TOLHE O SER HUMANO EM SEUS DIREITOS DE CIDADÃO, DE UM ESTADO QUE EXCLUI E, PORTANTO, VIOLENTA O INDIVÍDUO EM SUA ESSÊNCIA: SEU DIREITO À AUTONOMIA, À REFLEXÃO E, CONSEQÜENTEMENTE, À VIVÊNCIA DO BEM-ESTAR BIOPSICOSSOCIAL. NESTE CONTEXTO, O CARÁTER DE EXPLORAÇÃO E DOMINAÇÃO REPERCUTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS SOCIAIS: FAMILIAR, ESCOLAR ETC. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVOS LEVANTAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES QUE OS PROFESSORES POSSUEM A RESPEITO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A FIM DE COMPREENDER OS FUNDAMENTOS DE SUAS PROPOSTAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, BEM COMO VERIFICAR SE ESTES PROFESSORES ABORDAM OS CONTEÚDOS REFERENTES AO TEMA EM SALA DE AULA, E CASO ABORDEM, DE QUE FORMA O FAZEM, TENDO EM VISTA PODER CARACTERIZAR A PRÁTICA EXISTENTE. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM QUATRO PROFESSORAS DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, ABORDANDO OS SEGUINTES TEMAS: CARACTERIZAÇÃO GERAL; FORMAÇÃO; VIOLÊNCIA; VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E TEMAS TRANSVERSAIS. OS RESULTADOS OBTIDOS PELA ANÁLISE DEMONSTRAM QUE AS PROFESSORAS TRABALHAM A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA COM TEXTOS E NOTÍCIAS DE JORNAL, MAS, PRINCIPALMENTE, DE FORMA CIRCUNSTANCIAL, ISTO É, QUANDO OS ALUNOS ESTÃO BRIGANDO ENTRE SI. NÃO EXISTE UMA CAPACITAÇÃO POR PARTE DAS PROFESSORAS PARA REFLETIR SOBRE O PROBLEMA DE FORMA A PROPICIAR TRANSFORMAÇÕES EFETIVAS EM SUA PRÁTICA. VÁRIOS MOTIVOS CONTRIBUEM PARA ESSE QUADRO, COMO O FATO DA IDEOLOGIA HEGEMÔNICA NEOLIBERAL AUXILIAR, ESTRATEGICAMENTE, PARA A DESPROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSORADO, ATRAVÉS DA FRAGMENTAÇÃO DO SABER, DA SUPERFICIALIDADE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO, DO SALÁRIO INDIGNO, DA SOBRECARGA DE TRABALHO ETC., FATORES QUE AUXILIAM NA ALIENAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR, COMPROMETENDO SUA ATUAÇÃO NÃO APENAS COMO PROFISSIONAL, COMO TAMBÉM COMO SER HUMANO E CIDADÃO. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNESP - BAURU pt_BR
dc.subject VIOLÊNCIA pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO PROFESSORES pt_BR
dc.subject PCN pt_BR
dc.subject NEOLIBERALISMO pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude pt_BR
dc.title FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONCEPÇÕES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto