DSpace/Manakin Repository

IDENTIDADE JUVENIL E IDENTIDADE DISCENTE: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO TERCEIRO CICLO DA ESCOLA PLURAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira pt_BR
dc.contributor.author NOGUEIRA, Paulo Henrique De Queiroz pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.available 2009-03-14T15:37:18Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/975
dc.description FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract A INVESTIGAÇÃO TEM COMO OBJETO AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA DE ALUNOS E ALUNAS DO TERCEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE COMO ESSAS POSIÇÕES RECÍPROCAS ESTABELECIDAS FACE-A-FACE ORGANIZAM A SALA E DÃO SENTIDO À INSERÇÃO DESSES SUJEITOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INTUITO, PORTANTO, É COMPREENDER AS REDES QUE SE CRIAM E QUE EXPRESSAM OS PERTENCIMENTOS JUVENIS DOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO. ESSAS PERTENÇAS, INSERIDAS EM REGIME DE COOPERAÇÃO OU COMPETIÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS, CONFORMAM A SUA IDENTIDADE DISCENTE EM UM IMBRICAMENTO DE VARIÁVEIS FAVORÁVEIS OU NÃO A MANUTENÇÃO DO FRAME (ENQUADRE) NECESSÁRIO A CONTINUIDADES DAS AULAS. SÃO ESSAS MODULAÇÕES QUE PROVOCAM A RUPTURA DOS LAÇOS DE SOLIDARIEDADES ENTRE OS ALUNOS E DELES PARA COM OS PROFESSORES FAZENDO APARECER O CONFLITO ABERTO ENTRE AMBOS. O DILEMA, PORTANTO, DA FORMA ESCOLAR É MANTER-SE COMO COATIVA DAS SUBJETIVIDADES ATRAVÉS DAS ATRIBUIÇÕES DE PAPÉIS AO DISCENTE OU ABRIR-SE A OUTRAS DINÂMICAS EM QUE SER JOVEM É ZOAR EM UMA PERSPECTIVA DE QUEBRA NO CLIMA PROPOSTO PELA DOCÊNCIA. PARA TANTO SE PESQUISOU, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE, AS TURMAS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE SE ENCONTRAVAM, PORTANTO, NA EMINÊNCIA DE DEIXAR A ESCOLA. ELES FORAM ESCOLHIDOS POR JUSTAMENTE SE VEREM FRENTE ÀS PERSPECTIVAS DE FUTURO ABERTAS PELO TÉRMINO DE UM PERÍODO DE ESCOLARIZAÇÃO EM QUE SE TORNA POSSÍVEL AVALIAR O JÁ TRANSCORRIDO. AS OBSERVAÇÕES EM CAMPO SE DERAM EM DOIS SEMESTRES DESCONTÍNUOS NOS ANOS DE 2003 E 2005 EM QUE O FOCO SE DIRIGIA PARA AS INTERAÇÕES QUE ERAM ANALISADAS PELOS PRÓPRIOS ATORES EM ENTREVISTAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS. ASSIM, BUSCARAM-SE DADOS QUE APONTASSEM PARA A DINÂMICA INTERACIONAL LEVADA A CABO POR ALUNOS E ALUNAS NA CONSTRUÇÃO DE UM QUADRO ANALÍTICO EM QUE AS PERSPECTIVAS GERACIONAIS, DE GÊNERO E CLASSE SOCIAL EMERGEM COMO VETORES EXPLICATIVOS DO FENÔMENO. COMO APORTE TEÓRICO UTILIZOU-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE SIMMEL, DUBET E GOFFMAN QUE FORAM SOLICITADOS PARA A MELHOR COMPREENSÃO DESSA REDE DE SOCIAÇÃO URDIDA EM CONTEXTOS ESCOLARES. pt_BR
dc.format.extent 4972992 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject IDENTIDADE JUVENIL pt_BR
dc.subject TERCEIRO CICLO E ESCOLA PLURAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E ESCOLA pt_BR
dc.subject.other ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola pt_BR
dc.title IDENTIDADE JUVENIL E IDENTIDADE DISCENTE: PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO TERCEIRO CICLO DA ESCOLA PLURAL pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto